
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28.04), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi enfático ao defender a punição dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Fonteles rejeitou a possibilidade de anistia aos acusados e afirmou que o tema não tem apoio popular. "Não acredito que esse tema terá um clamor popular maior. Já não teve nas últimas manifestações", declarou. O governador destacou ainda a importância de respeitar o devido processo legal: "É muito importante que o processo judicial ocorra de maneira plena".
O governador expressou confiança no trabalho da Polícia Federal (PF) e do Poder Judiciário, reforçando que os responsáveis pelos crimes devem ser penalizados. "Acredito que devemos deixar que a investigação sobre os envolvidos no 8 de janeiro aconteça e que haja, de fato, uma penalidade para aqueles que cometeram crimes", concluiu.
Fonteles também avaliou que o debate sobre anistia tende a perder força. "Não acredito que o tema da anistia vá gerar um clamor popular significativo. Isso já não aconteceu nas últimas manifestações, e a tendência é diminuir cada vez mais", afirmou.
Entrevista
Clique aqui e reveja a entrevista completa do governador Rafael Fonteles ao programa Roda Viva.