Política

ENTREVISTA

PT fez uma revolução na educação, infraestrutura e inclusão no Piauí, diz Cícero Magalhães

Ex-vereador e ex-deputado estadual reforça avanços dos governos Lula, Wellington Dias e Rafael Fonteles, citando obras, regularização fundiária e programas sociais

Por Luiz Brandão

Terça - 27/05/2025 às 18:25



Foto: Pedro Sávio Cícero Magalhães quer ser reeleito presidente do PT de Teresina
Cícero Magalhães quer ser reeleito presidente do PT de Teresina

Em entrevista repleta de exemplos concretos ao portal Piauí Hoje, na tarde de segunda-feira (26.05), Cícero Magalhães, ex-vereador e ex-deputado estadual pelo PT, defendeu o legado dos governos petistas no Piauí ao longo dos últimos 22 anos. Ele destacou avanços em infraestrutura, educação, moradia e energia elétrica, reforçando que o estado viveu uma verdadeira revolução desde 2003.

Magalhães relembrou que, antes dos governos do PT, o Piauí tinha estradas precárias, pontes improvisadas e cidades isoladas. Ele falou das estradas. "Quem estava aqui antes de 2002 sabe que não havia estrada decente para Parnaíba, Afrânio (PE), Corrente ou São Raimundo Nonato. Hoje, o Piauí está integrado."

O presidente do PT em Teresina também falou sobre programa de moradia para os sem teto. Ele citou o Minha Casa, Minha Vida, com bairros inteiros construídos, como o Vila Edgard Gaioso, em Teresina, onde 600 moradias foram destinadas a pessoas com deficiência.

O ex-vereador também destacou avanços na mobilidade urbana de Teresina. Ele lembrou a construção da Avenida Rio Poti e do Parque Brasil, que transformaram áreas antes abandonadas em espaços urbanizados.

Cícero Magalhães com o jornalista Luiz Brandão no estúdio do portal Piauí Hoje Educação e luz

Ele também falou de avanços na educação. "O Piauí saiu do ensino normal ao ensino integral. Em 2003, apenas 60 dos 224 municípios tinham ensino médio. No primeiro ano de Wellington Dias, levamos ensino médio a todas as cidades do Piauí, inclusive na zona rural. Hoje temos a Universidade Aberta do Brasil, campus federais e escolas técnicas, como as do Instituto Federal", ressalta Magalhães.

O petista também lembrou do legado do partido na universalização da energia elétrica no Brasil e inclusão social no governo Lula. "Vi idosos chorando quando a luz chegou. Mais de 150 mil residências foram atendidas só no Piauí", disse Magalhães ao relatar casos emocionantes, como o de um senhor de 87 anos em Amarante que chorou ao ver a energia chegar em sua casa.  

Diálogo e Continuidade

Sobre o atual governador, Rafael Fonteles, Magalhães afirmou que ele mantém a tradição petista de ouvir as bases, citando programas como o OPA e Diálogo Pelo Piauí. Outro ponto destacado foi o programa de Regularização Fundiária que o governo adotou. "O PT sempre defendeu isso, e agora está sendo feito. E com a participação popular, que é uma bandeira antiga do partido, que começou no Rio Grande do Sul", lembrou. 

Para Magalhães, quem critica os governos do PT ou não viveu o Piauí antigo ou age de má-fé "Se alguém pergunta o que o PT fez, mostre o Piauí de antes e o de hoje. Quem viveu sabe. Quem nega ou não lembra ou age por interesse", concluiu o ex-deputado. 

Entrevista 

Clique aqui e assista a entrevista completa do presidente do PT em Teresina, Cícero Magalhães ao portal Piauí Hoje.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<