
A Polícia Federal prendeu dois ex-prefeitos do Piauí acusados de corrupção. As prisões foram realizadas nessa quarta-feira (18) e os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região. Os presos são Nilmar Valente, ex-prefeito de Canto do Buriti; e Benjamim Valente, ex-prefeito de Tamboril do Piauí.
Benjamin e Nilmar são irmãos e ambos condenados a 13 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão em regime fechado. Os dois se apresentaram espontaneamente na sede da Polícia Federal, na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina.
As investigações apontaram um suposto desvio de recursos de verbas destinadas ao Programa Saúde da Família do Ministério da Saúde nos anos de 2005 e 2008. De acordo com a denúncia, Benjamim Valente era prefeito de Tamboril quando contratou seus dois irmãos, o Nilmar Valente e Valdinar Valente, para trabalharem como médico e odontólogo na cidade. Nilmar foi contratado com um salário de R$ 6.300 por três anos, e Valdinar recebia R$ 2.550 durante dois anos. Além disso, os dois exerciam a função de prefeito e secretário de saúde de Canto do Buriti.