
O juiz federal Nazareno César Moreira Rêis participou, na terça-feira (26), de sua última sessão como membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O magistrado deixa o colegiado após pouco menos de dois anos de mandato para assumir a função de juiz auxiliar no gabinete do ministro Nunes Marques, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
Nazareno também deixa a direção da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PI, cargo que ocupou no mesmo período. Em seu lugar, ficará temporariamente o juiz federal substituto Brunno Christiano Carvalho Cardoso, até a nomeação de um novo titular.
A sessão, realizada por videoconferência, foi marcada por homenagens emocionadas. O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou a relevância da atuação do magistrado.
Esse é um momento de despedida, ao mesmo tempo motivo de alegria e tristeza. Tristeza pela ausência do Dr. Nazareno, e alegria por vê-lo convocado merecidamente para auxiliar o STF, além de ser o dia do seu aniversário. Tenho profunda admiração e respeito pelo seu equilíbrio, ética e fundamentação nos votos
O desembargador lembrou ainda da contribuição do juiz nas eleições municipais de 2024, classificadas por ele como bem-sucedidas em todo o Piauí.
Também presente na homenagem, o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas ressaltou as virtudes pessoais e profissionais do colega.
Homem de caráter, bom juiz, sereno, ético, simples e dedicado ao estudo e à família. Consegue conjugar tudo isso com tranquilidade, sem abrir mão da fé e da vida espiritual. Desde a faculdade sempre esteve à frente do seu tempo, e hoje se dedica inclusive ao estudo da Inteligência Artificial
A sessão contou ainda com a presença da diretora-geral do TRE-PI e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero, Silvani Maia Resende Santana, que acompanhou as homenagens.
Fonte: TRE-PI