Geral

DOR E SAUDADE

"Eu durmo e acordo chorando!", diz mãe de Janaína Bezerra, estudante morta na UFPI

A família da estudante de jornalismo participou da inauguração da Sala Lilás em homenagem a Janaína

Da Redação

Quinta - 28/08/2025 às 12:47



Foto: Montagem/Piauí Hoje Maria do Socorro e a filha Janaína Bezerra
Maria do Socorro e a filha Janaína Bezerra

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou, nesta quinta-feira (28), a Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra, em homenagem à estudante de Jornalismo assassinada dentro do Campus Ministro Petrônio Portela, na zona Leste de Teresina, em 27 de janeiro de 2023.

A mãe da estudante, Maria do Socorro Silva, esteve presente na cerimônia e falou emocionada sobre a perda da filha e a importância da iniciativa.

 "Está fazendo dois anos e sete meses que a gente está sem ela, e está sendo muito difícil. Mas eu peço, por difícil que seja, que isso não aconteça com mais ninguém. Se houvesse mais segurança, hoje minha filha estaria comigo", declarou.

Maria do Socorro também compartilhou a dor da família e sua saudade da filha:

 "Eu não sei o que aconteceu, porque minha filha só estudava e ia para casa. Não sei o que aconteceu naquela noite, mas acredito que esta sala é muito importante para que todos não sofram o que eu estou sofrendo. A saudade é enorme, muito difícil, eu durmo e acordo todos os dias chorando. Ela era uma menina sorridente, cheia de alegria, que inspirava a todos nós. Tudo era Janaína. Só tenho a dizer: justiça por Janaína, porque estamos arrasados, doentes, nós adoecemos, o pai dela também está doente. E eu agradeço."

Maria do Socorro, mãe de Janaína Bezerra / Foto: Lília Ferreira - Piauí Hoje

Outros familiares de Janaína também participaram da inauguração, que visa oferecer um espaço de acolhimento e reflexão sobre violência de gênero dentro da universidade.

A Sala Lilás é uma parceria entre a UFPI e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI). O secretário de Segurança, Chico Lucas, participou da cerimônia de inauguração.

O espaço fica em um prédio situado atrás do Hospital Universitário da UFPI e contará com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogas.

Relembre o caso

A estudante de Jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi assassinada e vítima de violência sexual em uma sala da UFPI durante uma calourada, ocorrida entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2023.

O estudante de mestrado Thiago Mayson Barbosa foi acusado pelo crime. Em maio deste ano, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) anulou a condenação de Thiago Barbosa, que havia sido sentenciado a 18 anos e seis meses de prisão pelo crime.

Fonte: Informações de Lília Ferreira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: