
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Piauí registrou uma queda de 45% no desmatamento ilegal no primeiro trimestre deste ano. O índice é o menor para o período nos últimos quatro anos.
Em 2024, o estado já havia apresentado redução de 12,4% no desmatamento, conforme relatório anual do MapBiomas Brasil. Foram pouco mais de 79 mil hectares desmatados, contra mais de 90 mil hectares no ano anterior.
O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou que o Piauí é um dos estados brasileiros com maior área de Mata Atlântica em estágio avançado de conservação e que também possui papel estratégico na proteção do Cerrado. “Nosso compromisso é manter esse patrimônio natural de pé, garantindo que desenvolvimento econômico e preservação caminhem juntos”, afirmou.
Segundo a Semarh, a redução é resultado de uma política de fiscalização mais rigorosa, associada ao uso de tecnologias e ao monitoramento contínuo por meio dos satélites Landsat e Sentinel.