Política

COCAL

Idepi licita barragem Nova Algodões 15 anos após tragédia; obra custará R$ 207 milhões

Tragédia do rompimento da antiga barragem já completa 15 anos e governo investirá recursos do PAC em nova obra

Da Redação

Sexta - 03/05/2024 às 13:32



Foto: Divulgação Barragem Algodões rompida
Barragem Algodões rompida

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) realizará, na segunda-feira (6), abertura das propostas da licitação para a construção da barragem Nova Algodões, no município de Cocal. O projeto está orçado em R$ 207.342.476,73, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras devem começar no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão em 24 meses.

A construção do novo reservatório acontece 15 anos após o rompimento da antiga barragem Algodões, uma tragédia pela qual passou o município, deixando 11 mortos e incontáveis prejuízos financeiros, emocionais e psicológicos na população local.  

O projeto deve gerar empregos locais durante sua construção e, uma vez concluído, abrirá oportunidades para o desenvolvimento agrícola e outras atividades econômicas, impulsionando a economia local.

"A barragem Nova Algodões será um marco para a região de Cocal e municípios adjacentes. Além de fornecer uma fonte segura de água para consumo, também promoverá a irrigação, piscicultura e outras atividades para a população", destacou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.

A licitação será o primeiro passo para a concretização do projeto. Os próximos passos incluem a avaliação das propostas das empresas interessadas e a, posterior, escolha da empresa responsável pela construção.

“Após a escolha da empresa, o Idepi acompanhará a obra com sua equipe técnica para garantir que a construção siga os padrões de segurança e qualidade e que caminhe dentro do prazo estipulado trazendo os benefícios esperados para a comunidade”, frisou Eulálio.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: