
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, se manifestou na manhã desta quarta-feira (1º) sobre as operações da Polícia Federal envolvendo a Secretaria de Saúde do Estado, durante coletiva à imprensa. O chefe do executivo estadual garantiu que todos as secretarias estão dispostas a colaborar com qualquer investigação sobre qualquer contrato público e que os investigados tenham o direito de se defender. Rafael foi claro: quem tiver problemas vai ter de cumprir as penalidades da lei.
“Todas as secretarias do Estado estão dispostas a colaborar com qualquer investigação que aconteça em cima de qualquer contrato público. Nós valorizamos o Estado Democrático de Direito e é muito importante que as instituições cumpram com o seu papel, que todo o processo de investigação aconteça e as pessoas investigadas tenham oportunidade de defesa”, disse.
O governador reforçou que os envolvidos devem cumprir as penalidades da lei e que todos os contratos públicos devem ser devidamente fiscalizados.
“Quem tiver problemas vai ter que cumprir as penalidades da lei. As auditorias são feitas de maneira permanente. Nós temos o nosso controle interno em todas as secretarias e, é claro, que existe o controle externo com os órgãos de investigação. Esse é um trabalho constante. O Governo do Estado trabalha com um volume de recursos superior a R$ 20 bilhões. São milhares de contratos públicos e todos têm que ser devidamente fiscalizados internamente e externamente. Temos que ter cautela nesse momento para saber exatamente o que aconteceu.”