
Os catadores de materiais recicláveis serão formalmente integrados ao sistema de coleta e destinação de resíduos sólidos de Teresina. A decisão foi discutida em uma reunião nesta quarta-feira (1º) entre o prefeito Silvio Mendes e uma comissão de catadores, realizada na sede do Palácio da Cidade.
O plano de integração prevê a reativação da cooperativa de catadores, que passará a atuar em parceria direta com o poder público municipal e empresas privadas. A iniciativa buscará o envolvimento de supermercados e outros estabelecimentos comerciais para fortalecer a logística de separação e reaproveitamento dos recicláveis na cidade.
Para promover a autonomia e dignidade dos trabalhadores, a prefeitura também oferecerá cursos profissionalizantes aos catadores, visando capacitá-los e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.
Como medida de apoio emergencial durante o período de reestruturação da cooperativa e integração às novas frentes de trabalho, aqueles catadores que estiverem atualmente sem fonte de renda receberão cestas básicas fornecidas pela Prefeitura de Teresina.