Política

PREMIAÇÃO

Geraldo Alckmin parabeniza iniciativas premiadas por promover inclusão socioeconômica

O vice-presidente da República participou da Premiação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento

Dhara Leandro

Quarta - 30/04/2025 às 08:23



Foto: Reprodução Alckmin participou da solenidade a convite do ministro Wellington Dias, do MDS
Alckmin participou da solenidade a convite do ministro Wellington Dias, do MDS

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou, nessa terça-feira (28), da solenidade do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no Brasília Palace Hotel. A premiação foi criada com o objetivo de valorizar as iniciativas que promovem oportunidades de geração de renda, qualificação profissional e empreendedorismo para famílias inscritas no Cadastro Único.

"Quero destacar que nós vivemos um bom momento. O PIB do Brasil cresceu 3,4% no ano passado, no governo do presidente Lula, o salário mínimo cresceu acima da inflação, a massa salarial cresceu na indústria", disse Alckmin, ao parabenizar as iniciativas premiadas na solenidade.

O Piauí Hoje estava na solenidade e gravou o discurso do ministro. Assista:

Categorias

A premiação foi dividida em três categorias principais. Na categoria Inserção no Mercado de Trabalho, reconheceu cinco empresas, cinco estados e quinze municípios que se destacaram na criação de oportunidades de emprego e programas de qualificação profissional para beneficiários do CadÚnico. Foram avaliados critérios como o número de vagas geradas, taxas de empregabilidade e qualidade das iniciativas de capacitação.

Na categoria Empreendedorismo e Fomento, o prêmio celebrou histórias inspiradoras de micro e pequenos empreendedores que superaram situações de vulnerabilidade social, além de reconhecer instituições financeiras que desenvolveram programas de crédito e apoio a negócios inclusivos.

Já a categoria Combate à Desigualdade premiou estados e capitais que apresentaram os melhores resultados no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM Trabalho), considerando indicadores como formalização, renda média e acesso a direitos trabalhistas.

Além das categorias competitivas, a cerimônia fez menções honrosas a organizações da sociedade civil participantes do Programa Acredita, que desenvolvem trabalhos relevantes na área de inclusão produtiva.

O evento reuniu autoridades governamentais, representantes do setor privado, empreendedores e lideranças sociais para celebrar os avanços na redução das desigualdades no país.

Leia mais:

Piauí é o 1º lugar no prêmio nacional de inclusão socioeconômica do MDS

Confeiteira de Paes Landim, no Sul do Piauí, recebe prêmio de inclusão do MDS

Mais de 200 mil beneficiários do Bolsa Família viraram empresários, diz Wellington Dias

Fonte: Com informações do MDS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<