Política

ELEIÇÕES 2024

Dr. Hailton tem 60% dos votos válidos para prefeito de Oeiras, diz pesquisa

O médico tem o apoio do grupo liderado pelo governador Rafael Fonteles e outras lideranças políticas do estado

Da Redação

Quinta - 15/08/2024 às 19:57



Foto: Arquivo do Piauí Hoje O médico Hailton Alves Filho lidera com folga em Oeiras
O médico Hailton Alves Filho lidera com folga em Oeiras

Se as eleições fosse hoje, o médico Hailton Alves Filho (Solidariedade) seria eleito prefeito de Oeiras, com ampla maioria sobre seus principais adversários. A cidade é a primeira capital do Piauí e fica a 310 quilômetros ao Sul de Teresina.

Hailton lidera a disputa em todos os cenários estimulados, segundo pesquisa do Instituto Qualitativa, realizada entre os dias 7 e 8 de agosto na cidade. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (15).

De acordo a pesquisa, Dr. Hailton, como o candidato é mais conhecido, venceria a disputa por mais de 20 pontos de diferença contra o dentista Zé Alberto (PSD). O placar ficou em 60,91% a 39,09%, tendo como base os votos válidos.  Oeiras tem 31.257 pessoas aptos a votar no próximo dia seis de outubro. 

A pesquisa foi feita presencialmente e entrevistou 400 pessoas de 16 anos ou mais, tanto na zona urbana quanto rural de Oeiras, entre os dias sete e oito de agosto deste ano. Ela tem margem de erro de 4,87%, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob número PI-08014/2024

Esse ano, a disputa pela Prefeitura na primeira capital do Piauí será polarizada entre os dois candidatos. O líder das pesquisas Dr. Hailton concorre pela segunda vez. Ele tem o apoio do governador Rafael Fonteles (PT) e da família Tapety. Já Zé Alberto, atual vice-prefeito, conta com o apoio do atual prefeito da cidade Zé Raimundo (PDD) e do senador Ciro Nogueira (PP). 

Na eleição passada, Dr. Hailton perdeu por apenas 43 votos de diferença. Zé Raimundo, que estava no PP há quatro anos, foi eleito com 11.472 votos, ou seja, 50,09% dos votos válidos. Dr Hailton, que ficou em segundo lugar, teve 11.429 votos, ou 49,91%. O pleito ainda registrou 16,49% de abstenção, 0,97% votos brancos e 3,19% votos nulos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: