
A atleta piauiense Maria Cunha conquistou, no sábado (22), a medalha de prata na canoagem C2 500m, ao lado de Lorrane Santos, nos Jogos Pan-Americanos Júnior. A dupla fez o tempo de 2 minutos e 26 segundos (2:26.99) na prova em Assunção, no Paraguai.
Elas contam que a largada não foi boa e que a torcida a motivaram a conquistar a prata.
“A gente largou bem atrás. Mas, na empolgação da galera gritando, nós arrancamos e ganhamos o segundo lugar”, disse Lorrane.
“A prova foi muito intensa. Mas, quando chegou em mais ou menos 300m, a remada encaixou e começamos a acompanhar as meninas. Vimos que a gente poderia alcançar alguma colocação e começamos a remar mais forte para tentar o segundo lugar”, contou Maria.
Maria Cunha é oriunda da escola de canoagem Iporanga, remando no Açude do Bezerro, localizado em José de Freitas, Piauí. Por lá, ela é carinhosamente chamada de Bibi, como mostra uma postagem da escola nas redes parabenizando mais um feito da atleta. “Como é lindo ver a Maria em grande desempenho. Parabéns para nossa linda Bibi”.
Com o excelente desempenho, Maria Cunha foi selecionada pelo Bolsa Atleta estadual e teve apoio nas despesas que o alto nível exige. A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, parabenizou as atletas e cita essa parceria que vem dando bons frutos.
“Apoiamos e patrocinamos atletas como a Bibi visando o alto rendimento e a criação de oportunidades para a formação desses atletas. O Programa do Governo do Estado do Piauí, desempenhado por nossa equipe da Secepi, é parte fundamental desse desempenho”.
No quadro geral, o Brasil foi campeão com total de 175 medalhas (70 ouros, 50 pratas e 55 bronzes). Entre elas, uma de prata da piauiense. Em seguida, vêm os Estados Unidos, com 142 medalhas (54 ouros, 42 pratas, 46 bronzes).
Os Jogos Pan-Americanos Júnior aconteceram de 9 a 23 de agosto, reunindo os melhores atletas jovens das Américas. Foram 4 mil atletas de 41 países. A competição é tida como o ponto de partida para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
Fonte: Secom-Pi