
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) retomou, nesta segunda-feira (4), as sessões plenárias após o recesso parlamentar que teve início no dia 18 de julho. Apesar do recesso, o funcionamento institucional foi mantido por meio da Comissão Representativa, formada por 10 membros titulares e cinco suplentes.
"De volta aos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar. Mesmo durante esse período, seguimos firmes, atuando com responsabilidade e presença, porque o compromisso com o Piauí não pode parar. Agora, com as atividades oficialmente retomadas, seguimos com ainda mais disposição para continuar avançando. Vamos em frente!", disse o presidente da casa, deputado Severo Eulálio (MDB).
Severo Eulálio destacou as principais pautas que devem dominar os debates neste segundo semestre.
“Neste segundo semestre, vamos trabalhar muito para que a gente possa concluir a nossa obra, que é um calo que nós temos, apreciar, dialogar, discutir as matérias importantes que chegam na Casa".
Ele destacou que o foco principal será a apreciação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que determina as diretrizes para aplicação dos recursos financeiros do Estado no próximo ano.
"O especial será a Lei Orçamentária Anual, que determina das diretrizes para a aplicação dos recursos financeiros para o ano de 2026. São extremamente importantes esses debates, que sem dúvida nenhuma lá na Comissão de Finanças será feito esse diálogo com os demais poderes, com o governo do Estado, para que a gente possa determinar onde será aplicado cada recurso, quais obras serão as prioridades, onde serão investidos os recursos", concluiu.
A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou no dia 15 de julho o projeto de lei que estabelece as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026. A aprovação foi unânime em Plenário, seguindo a tendência vista durante as reuniões das comissões técnicas. A LDO regula a Lei Orçamentária Anual (LOA), que vai tramitar agora no segundo semestre na Casa.
As metas e prioridades do orçamento para 2026 serão inseridas no Projeto de Lei de Revisão do Projeto Plurianual (PPA) 2024-2027, que também irão tramitar nos próximos meses.