A Unimed Teresina realizou, sexta-feira (28), o lançamento do livro “Unimed Teresina – Memórias de Quatro Décadas”, obra que resgata a trajetória da cooperativa desde sua fundação, em 1983.
A publicação apresenta fatos marcantes desses 42 anos, documentos institucionais, depoimentos e registros fotográficos que ajudam a compreender a evolução da Unimed Teresina ao longo das décadas, destacando conquistas, investimentos e o papel do cooperativismo médico no estado e foi escrito e editado pela editora Dois Rios, de propriedade desta colunista e com consultoria histórica e editorial da professora-doutora Daiane Rufino e prefácio do médico Luiz Ayrton Santos Júnior.
Pecê Lopes, a colunista, Dr. Newton Nunes Filho e os jornalistas Daiane Rufino e Wellington Bandeira
O presidente da Unimed Teresina, Dr. Newton Nunes Filho, que liderou o resgate da memória institucional desde a gestão de seu pai, Dr. Newton Nunes, primeiro presidente da cooperativa em 1983, destacou a importância desse momento para a Unimed e para toda a comunidade.
Dr. Luiz Ayrton Santos Júnior fez o prefácio do livro
“Estamos vivendo um momento especial. Hoje realizamos um evento duplo: o Workshop da Estratégia 2026, com a participação ativa dos nossos cooperados, e o lançamento do livro que registra as quatro décadas da Unimed Teresina. Trazer lideranças de outras Unimeds do Nordeste fortalece nossa visão de futuro. O livro resgata nossa trajetória desde a fundação, valorizando a evolução da cooperativa e o trabalho de cada gestão. É um material que preserva nossa memória e também serve de referência para as futuras gerações”, disse o presidente.
Além de relembrar marcos importantes, o livro evidencia como a cooperativa cresceu e se estruturou para atingir o porte atual, mantendo a essência do cooperativismo médico, o compromisso com os beneficiários e o cuidado com mais de 100 mil clientes.
AS AUTORAS - As autoras do livro destacaram o rigor metodológico e o valor simbólico da obra.
“O livro é resultado de uma pesquisa cuidadosa, baseada em documentos, entrevistas em profundidade e material historiográfico. Buscamos resgatar a trajetória da Unimed Teresina com fidelidade, valorizando a identidade institucional e mostrando que a solidez que ela tem hoje é fruto do trabalho iniciado pelos pioneiros e ampliado por muitas pessoas ao longo das décadas”, disse Daiane.
“Contar a história da Unimed Teresina é contar também a história da saúde no Piauí. A cooperativa é uma das instituições mais sólidas do estado, reconhecida pela credibilidade e pelo papel fundamental no cooperativismo médico. Esperamos que este livro seja um legado e uma fonte de pesquisa para quem deseja compreender melhor essa trajetória”, pontuou Cíntia Lucas.
A colunista com a nutricionista Alexsandra Hermelina
O livro “Memória de Quatro Décadas” passa a integrar o acervo histórico da Unimed Teresina e será utilizado em ações de educação cooperativista, cultura organizacional e comunicação institucional, além de servir como fonte para futuros estudos e pesquisas sobre a história da saúde no Piauí.

Fonte: Ascom