Verbo

DISPUTA

Seleção Piauiense conquista 13 medalhas na 48ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

O grande destaque foi a atleta da categoria juvenil, Ana Mell Fernandes, de Teresina, que conquistou três medalhas de ouro, nas três provas

Cintia Lucas

17 de agosto de 2026 às 12:51 ▪ Atualizado há 20 minutos

Ver resumo
  • A 48ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada foi realizada em Fortaleza.
  • A seleção piauiense conquistou 13 medalhas no total, superando sua marca anterior.
  • Ana Mell Fernandes, da categoria juvenil, foi destaque com três ouros em três provas.
  • Piauí terminou em quinto lugar na classificação geral, com 551 pontos.
  • A Bahia venceu, seguida por Paraíba e Pará.
  • Piauí vem fortalecendo suas categorias de base, colocando atletas em várias faixas etárias.
  • A competição incluiu provas como contrarrelógio, resistência e circuito.
  • A Federação de Ciclismo do Piauí destacou a contribuição de todos os envolvidos, incluindo atletas, dirigentes e famílias.
  • A delegação contou com apoio de entidades como Sesc/Fecomércio e Evo Bike.
  • Em 2027, a competição ocorrerá no Amapá, e Piauí pretende melhorar seu desempenho.

Divulgação Ana Mell Fernandes, de Teresina, conquistou três medalhas de ouro, nas três provas
Ana Mell Fernandes, de Teresina, conquistou três medalhas de ouro, nas três provas

Foi encerrada neste domingo (17), a 48ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, em Fortaleza, Ceará, evento oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que teve três dias oficiais de competições em diferentes estilos. A seleção piauiense, que sempre vem buscando a superação, conquistou 13 medalhas, superando as 12 conquistadas no ano passado, no Acre. O grande destaque foi a atleta da categoria juvenil, Ana Mell Fernandes, de Teresina, que conquistou três medalhas de ouro, nas três provas.

O resultado mostrou a força do ciclismo piauiense e com as 13 medalhas - quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze – obteve 551 pontos totais, colocando o Piauí na quinta colocação geral. A campeã foi a seleção baiana, que confirmou o pentacampeonato, com 735 pontos, seguida pela Paraíba, com 701, e pelo Pará, terceiro colocado com 692.

O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, Fernando Correia Lima, esteve em Fortaleza, acompanhando e dando todo o apoio logístico aos atletas. “Nosso desempenho vai muito além das medalhas. Tivemos muitos atletas pontuando em quarto, quinto e sexto lugares, contribuindo para fortalecer ainda mais a presença do Piauí na competição. Deixo nosso agradecimento especial a todos os atletas, dirigentes, pais, familiares e acompanhantes que fizeram parte dessa caminhada. Valeu para quem competiu, quem organizou, apoiou, torceu e quem esteve ao lado dos nossos atletas e ajudou a construir esse resultado”, destacou.

WhatsApp-Image-2026-08-17-at-12.19.04.jpeg
Seleção Piauiense comemora as conquistas na Copa Norte/Nordeste 

A Federação considera que o Piauí vem fortalecendo muito as categorias de base, por isso a evolução tem acontecido. A CBC incluiu neste ano a categoria infantil (atletas de 10 a 11 anos) nas copas e o Piauí já teve representantes nesta edição da Norte e Nordeste, assim como na infantojuvenil (12 a 14 anos).

Na sexta-feira (14), o evento foi aberto com a prova de contrarrelógio individual (CRI), e a primeira medalha de ouro veio com Ana Mell Fernandes, 15 anos. A atleta também conquistou ouro nesta prova no ano passado, no Acre. No sábado (15), na prova de Resistência, Ana Mell também se destacou e venceu com folga, com mais de três minutos de diferença, a atleta de Rondônia, Alicia Martins, que ficou com a prata. Neste domingo, a prova de Circuito novamente deu Ana Mell no lugar mais alto do pódio. No ano passado, ela conquistou o bronze nessa categoria.

Na CRI, Sabina Fraga, da máster feminino (40+), ficou com a prata, bem como Lindomar Ferreira, da Máster B-2. Igor Diego Moura, da Máster A-1, conquistou o bronze. No ano passado, Sabina conquistou uma medalha, a de prata na prova de resistência.

Na prova mais longa e desafiadora do evento, a de resistência, no masculino, o grande destaque do segundo dia foi Ramonn Amorim, da máster A-1, que abocanhou a medalha de ouro, depois de vencer o atleta da Paraíba, José Danrley, em um sprint eletrizante, com vitória do piauiense por apenas centésimos de segundo. João Gabriel Oliveira, da Júnior, conquistou a prata. Ele, que está a menos de três anos filiado à FCP, e que reside no município de Campo Alegre do Fidalgo, no sul do Piauí, encontrou nos pais e na entidade federativa o seu apoio para vencer.

A prova de Circuito teve a primeira medalha do Piauí para um atleta da infantil, Edílson Santos. João Ricardo Pedrosa, o Kaká, de Teresina, foi destaque conquistando a medalha de prata, na categoria máster B-1. Ele também obteve prata no circuito, no Acre. Lindomar, da máster B-2, ficou em quarto, perdendo a medalha de bronze apenas por centésimos de segundo para atleta do Rio Grande do Norte. A delegação do Piauí teve o apoio do Sesc/Fecomércio, da Audax e da Evo Bike durante a participação na competição. Em 2027, o Piauí promete melhorar ainda mais no ranking da copa, que acontecerá no Amapá.

RESULTADO DO PIAUÍ NA 48ª COPA NORTE E NORDESTE DE CICLISMO 2026:

1º dia - PROVA DE CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL - CRI:
Ana Mell Fernandes – Juvenil - Ouro 🥇
Sabina Fraga – Máster F - Prata 🥈
Lindomar Ferreira – Máster B-2 - Prata 🥈
Igor Diego Moura – Máster A-1 - Bronze🥉

2º dia - PROVA DE RESISTÊNCIA:
Ana Mell Fernandes – Juvenil - Ouro 🥇  
Ramonn Gomes Amorim – Máster A-1 - Ouro🥇
João Gabriel Oliveira – Júnior - Prata🥈

3º dia PROVA DE CIRCUITO:
Ana Mell Fernandes – Juvenil - Ouro 🥇
João Ricardo Pedrosa (Kaká) – Máster B-1 - Prata 🥈
Sofia Alencar Ribeiro – Júnior - Bronze 🥉
João Gabriel Oliveira – Júnior – Bronze 🥉
Edilson Santos de Sousa – Infantil – Bronze 🥉
Ramonn Gomes Amorim – Máster A-1 - Bronze🥉

Fonte: Ascom

Verbo

Verbo

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com