Política

ELEIÇÕES 2024

Cidadania se compromete a participar de reunião com PSDB

Se confirmado, o encontro pode conduzir à pacificação dentro da federação

Sérgio Fontenele

Sábado - 01/06/2024 às 12:21



Foto: Reprodução Presidente estadual do Cidadania, Mário Rogério
Presidente estadual do Cidadania, Mário Rogério

Após a advertência feita pelo presidente estadual da Federação PSDB/Cidadania, Jorge Lopes, o presidente estadual do Cidadania, Mário Rogério, teria se comprometido a fazer uma reunião para discutir a crise causada pelas ameaças de abandonar a pré-candidatura de João Vicente Claudino (JVC) à Prefeitura de Teresina. A informação é do presidente estadual da federação. Segundo Jorge Lopes, o compromisso foi firmado nesta quarta-feira (29-5) com Mário Rogério, pivô da confusão entre os dois partidos após declarar à imprensa que não acreditava que a pré-candidatura de JVC evoluiria para uma candidatura nas próximas eleições municipais.

De acordo com Jorge Lopes, se confirmado, o encontro pode conduzir à pacificação dentro da federação, hoje estremecida pela posição do presidente estadual do Cidadania anunciando a retirada dos pré-candidatos a vereadores do partido e a busca por coligações encabeçadas por outros pré-candidatos ao Palácio da Cidade. “Ele fez um compromisso comigo, antes de ontem, de fazer a nova reunião com todos os pré-candidatos a vereadores do Cidadania”, sustentou o presidente estadual da Federação PSDB/Cidadania. “Muitos têm me ligado querendo que essa reunião aconteça, para a gente aplainar todas essas dificuldades, as dúvidas”, acrescentou Jorge Lopes.

“O fermento da política é o diálogo, é o entendimento, é a busca do consenso”, defendeu o presidente estadual da federação, que, entretanto, continuou criticando Mário Rogério. “Ele é muito açodado pelas tomadas de decisões rápidas, às vezes buscando até acertar. Então, nós entendemos que o Mário se precipitou nesse momento, porque está sendo pressionado pelos seus pré-candidatos a vereadores.” Jorge Lopes, porém, procurou minimizar o incidente que tem movimentado as atuais discussões em torno das próximas eleições municipais na capital. “Isso é muito natural, a eleição de Teresina está atípica”, disse, se referindo às denúncias de cooptação de pré-candidatos.

Denúncias de cooptação

Associando a movimentação do presidente do Cidadania a essas denúncias, Jorge Lopes declarou: “nós estamos vendo, todos os dias e a toda hora, o volume de dinheiro que, dizem, está sendo feito para cooptar suplentes de vereador para eliminar chapas de candidatos da oposição”. “Então, nós sabemos a cabeça de muita gente que às vezes não está com o ideal formado, com o sentimento da importância de preservar o legado do PSDB de Teresina, agora federado com o Cidadania”, completou o presidente estadual da federação. De acordo com Jorge Lopes, não há motivos para uma eventual dissidência. “Nosso pré-candidato a prefeito está entusiasmado.”

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre: