
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reconsiderou sua decisão sobre o funcionamento da Casa na semana de São João após parlamentares reclamarem. Inicialmente, Lira havia permitido apenas aos deputados do Nordeste votar à distância, mas após reclamações, ele ampliou essa permissão a todos os deputados.
A mudança foi comunicada aos gabinetes na manhã desta sexta-feira (21) pela Secretaria-Geral da Mesa. “Bom dia! Na próxima semana, todos os deputados poderão votar pelo Infoleg independentemente de registro prévio no Plenário. Obrigado e bom final de semana”, dizia a mensagem.
Antes das mudanças, os deputados do Rio Grande do Sul também poderiam registrar as participações à distância em consequência da tragédia climática que afetou o estado desde o fim de abril.
Segundo o G1, a decisão de Lira teria sido influenciada pela postura do Senado, que já havia liberado o voto remoto para todos os senadores. Assim, o presidente da Câmara reconheceu que não havia justificativa para manter a permissão restrita apenas à bancada nordestina e decidiu estender o benefício a todos.
Oficialmente, o Dia de São João é celebrado em 24 de junho, na próxima segunda-feira. Porém, em diversas regiões nordestinas os festejos acontecem pela semana inteira.
Fonte: Diário do Centro do Mundo