
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (26), uma série de projetos que concedem reajustes salariais a servidores do Tribunal de Justiça (TJ-PI), da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). As propostas seguem agora para sanção do governador Rafael Fonteles.
Os servidores do TJ-PI terão um aumento de 5,36%, que também inclui reestruturação de cargos em comissão e a incorporação de novas gratificações. “A matéria do TJ-PI aprovada contempla não apenas o reajuste salarial, mas também uma reorganização importante para melhorar a gestão interna do tribunal”, explicou Francisco Limma (PT), presidente em exercício da sessão. Para os servidores da Defensoria Pública, do Ministério Público e do TCE, o reajuste será de 5,35%. Além disso, a Defensoria contará com a criação de auxílios transporte e saúde para seus funcionários.
Francisco Limma (PT) destacou que a aprovação das matérias visa melhorar a gestão e acelerar a análise de outras propostas para servidores estaduais - Reprodução/Alepi
Limma também ressaltou que o esforço concentrado durante a sessão teve como objetivo acelerar a tramitação das matérias. “Apreciamos hoje as matérias do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, da Defensoria e do Ministério Público. Na semana que vem, devemos analisar as matérias relacionadas a outros servidores, principalmente do Executivo”, afirmou o deputado.
Esses reajustes, que foram encaminhados pelo governo do estado e outros poderes estaduais, visam recompor as perdas inflacionárias e valorizar os servidores públicos. A sanção do governador Rafael Fonteles será o próximo passo para a implementação dos aumentos.
Fonte: Alepi