A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) dará início aos trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (2), com a realização da sessão especial que está marcada para as 10h, no Plenário Waldemar Macedo.
A abertura oficial do Ano Legislativo será marcada pela leitura da Mensagem Governamental, que será apresentada pelo governador Rafael Fonteles (PT). Na mesma ocasião, a Mesa Diretora fará a entrega de mais uma etapa da reforma do Palácio Petrônio Portella, sede do Poder Legislativo estadual.
De acordo com o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), os espaços que compõem o bloco administrativo da Casa já estão prontos para utilização. “Esse bloco da presidência, Diretoria de Comunicação, Secretaria, serão entregues agora. No dia 20, nós já teremos mais uma etapa concluída. Temos um cronograma de entrega dos gabinetes parlamentares até o final do mês de março. Queremos entregar quanto antes, para devolver a vida à Assembleia, para podermos receber a população dia após dia”, anunciou.
Comissões
Na terça-feira (3), o presidente da Casa pretende se reunir com os parlamentares para tratar da composição das comissões permanentes, com atenção especial à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo Severo, é nesse espaço que ocorre a análise técnica das matérias legislativas. “É nas comissões que os projetos são discutidos, onde cada um é esmiuçado. Analisa-se a constitucionalidade, a admissibilidade, o mérito de cada matéria, tanto de iniciativa parlamentar quanto dos demais poderes”, afirma.
Desafios
O presidente da Alepi também destacou os desafios do calendário legislativo em um ano eleitoral. Conforme explicou, será necessário conciliar as atividades parlamentares com as agendas de campanha. Diante disso, as sessões plenárias realizadas às segundas e quintas-feiras deverão ocorrer de forma híbrida, com participação presencial e remota dos deputados. Já as sessões das terças e quartas-feiras seguirão exclusivamente presenciais.
Fonte: Com informações da Alepi
Mais conteúdo sobre:
#Alepi; Ano Legislativo; Assembleia Legislativa do Piauí; Rafael Fonteles; Severo Eulálio; sessões legislativas