O desejo de ensinar e transformar vidas tem levado estudantes da rede estadual de ensino do Piauí a optarem por cursos de Licenciatura como projeto de vida. Aprovados em universidades federais, esses jovens carregam como principal motivação a influência de professores que marcaram suas trajetórias escolares e agora planejam retornar à sala de aula, desta vez como educadores.
É o caso de Sabrinna Alice de Sousa Silva, de 18 anos, aprovada no curso de Licenciatura em Letras – Português/Francês, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulo Freire, localizado no Assentamento Marrecas, em São João do Piauí, ela conta que cresceu cercada por educadores, o que foi determinante para sua escolha profissional.
Português é uma disciplina muito especial para mim. Meu professor sempre me incentivou e é uma grande inspiração, assim como minha mãe e as mulheres da minha família que, em sua maioria, são professoras. Cresci rodeada pela educação e sempre ouvi que esse é o caminho para transformar vidas.
Sabrinna também destaca o papel das políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre elas, o Laboratório de Redação, que contribuiu para o aprimoramento da escrita e do desempenho acadêmico.
Sabrinna Alice de Sousa Silva, de 18 anos | Foto: arquivo pessoal
“Mesmo estudando em uma escola do campo, dentro de um assentamento, tive uma excelente preparação. Fiz simulados, participei de olimpíadas e do Laboratório de Redação. Toda essa trajetória me ajudou a evoluir e conquistar a tão sonhada vaga na universidade”, afirma.
A vontade de ensinar e de fazer a diferença na vida de outros estudantes também motivou Pedro Henrique Dias, aluno do CETI Manoel Ricardo, em Cajueiro da Praia. Ele foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
A Licenciatura não foi apenas uma escolha de curso, mas uma escolha de propósito de vida. Sempre enxerguei o conhecimento como algo poderoso, capaz de transformar realidades. A escola sempre foi uma segunda casa para mim e os professores que passaram pela minha vida tiveram um papel fundamental na construção de quem eu sou hoje.
Primeiro integrante da família a ingressar no ensino superior, Pedro vê a aprovação como uma conquista coletiva e sonha em voltar à escola pública como professor. “Quero ser lembrado como alguém que fez parte da história de alguém, que ajudou a formar não apenas estudantes, mas cidadãos conscientes, críticos e livres por meio do conhecimento”, afirma.
Pedro Henrique Dias | Foto: arquivo pessoal
O jovem ainda projeta lecionar na mesma unidade onde concluiu o ensino médio. “Quero levar orgulho para minha família e mostrar que é possível romper ciclos. A educação transforma realidades e eu quero fazer parte disso”, completa.
Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a escolha desses estudantes pela carreira docente reforça a importância do professor na construção de uma educação pública de qualidade e socialmente comprometida.
“É uma alegria imensa ver estudantes da rede estadual realizando seus sonhos e, ao mesmo tempo, escolhendo voltar para a sala de aula como educadores. O professor é uma das profissões mais nobres e transformadoras que existem. São esses jovens que vão inspirar novas gerações, mudar histórias e ajudar a construir um futuro melhor para o nosso Estado. A educação só avança quando valorizamos quem ensina e quem escolhe dedicar sua vida a formar pessoas”, destacou o secretário.
Fonte: Com informações da Seduc
Mais conteúdo sobre:
#educação pública; rede estadual do Piauí; cursos de Licenciatura; formação de professores; Seduc Piauí; Enem