Em visita ao portal Piauí Hoje na noite desta quarta-feira (28), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio (MDB), concedeu uma entrevista ao jornalista Luiz Brandão. Na ocasião, ele fez um balanço do primeiro ano de sua gestão à frente da Casa, destacando organização e planejamento como fatores-chave para os avanços obtidos.
Um dos principais anúncios foi a melhoria nas condições de trabalho e salário dos servidores do Legislativo estadual. Eulálio confirmou a concessão de reajuste salarial e a mudança de nível funcional para os funcionários, medida que impacta diretamente a categoria.

Reforma do prédio
Questionado sobre a retomada das atividades parlamentares, o presidente foi enfático: os trabalhos serão retomados na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, às 10h, com a leitura da mensagem do governador Rafael Fonteles (PT). Eulálio reforçou que a função essencial do Parlamento – legislar, debater e fiscalizar – segue a pleno vapor, independentemente do calendário de 2026, considerado "curto" por conta do Carnaval, Copa do Mundo e eleições.
Sobre o fim da aguardada reforma do prédio da Assembleia Legislativa, que tem causado transtornos e mudanças na rotina dos deputados, Severo Eulálio deu prazos concretos. Após resolver pendências contratuais com a construtora, a nova previsão é que uma parte significativa da obra seja concluída até o dia 20 de março. Uma boa parte já será inaugurada no início dos trabalhos legislativos, dia 2 de fevereiro.
"Até o final de março, todos os gabinetes dos parlamentares serão entregues. O básico, aquele que é essencial para funcionar, vai estar até o final de março", afirmou o presidente. Ele detalhou que o Salão Nobre Francisca Trindade e uma parcela dos gabinetes já estarão disponíveis para uso a partir da reabertura. A fiscalização diária da obra tem sido uma prioridade de sua gestão para garantir o cumprimento do cronograma.

Atuação no interior
Além dos temas administrativos, Severo Eulálio destacou as três funções primordiais da Assembleia: legislar, fiscalizar o Executivo e representar a população. Ele enfatizou o trabalho contínuo das comissões técnicas e a cobrança feita tanto pela base governista quanto pela oposição sobre a aplicação de recursos públicos.
Outro ponto frisado foi a política de interiorização, com a Assembleia realizando sessões e visitas no interior do estado para "sentir de perto as demandas da população". Segundo ele, essa aproximação é fundamental para transformar as necessidades dos piauienses em projetos de lei e requerimentos.
Cenário político para 2026
Sobre o ano eleitoral de 2026, o presidente afirmou que a base de apoio ao governador Rafael Fonteles está unida. Ele confirmou que a chapa majoritária já está definida, com Fonteles candidato à reeleição pela coligação, tendo como vice Washington Bandeira, e Júlio César e Marcelo Castro como candidatos ao Senado.
A entrevista completa está disponível no canal do portal Piauí Hoje.Com no YouTube
Luiz Brandão
Mais conteúdo sobre:
#Severo Eulálio #Assembleia Legislativa do Piauí #Piauí Hoje #reajuste salarial servidores #reforma Assembleia Legislativa Piauí #retomada trabalhos 2 de fevereiro #Rafael Fonteles #eleições 2026 #MDB #PT