
A noite dessa quinta-feira (27) foi de aflição e emoção para os pais de uma criança de três anos de idade, moradora da cidade de União. O menor foi levado pelos pais ao 16º Batalhão da Polícia Militar, onde recebeu os primeiros socorros pelo policial militar André Maia. O menino havia se engasgado com um pirulito e já estava sem respiração quando foi salvo pelo oficial.
Durante o atendimento, o policial também orientou a família, que estava desesperada com a situação. “Os pais estavam muito agitados porque a criança já estava com o rosto roxo e pedi para que eles se afastassem e não tentassem empurrar o pirulito, pois poderia piorar. Então, comecei o procedimento. Ele levou alguns minutos para reagir, mas, em seguida, o objeto foi expelido e o mesmo voltou a respirar normalmente. Fico muito feliz em ter ajudado”, pontuou o militar.
Segundo o policial, esta não é uma ocorrência frequente, no entanto, estar preparado é um dever. “É muito importante que todos os policiais e também toda a sociedade tenha conhecimentos básicos sobre primeiros socorros, pois, em casos como esse, a ação de quem está por perto tem que ser rápida e eficiente’, disse André.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, cel. Lindomar Castilho, os policiais são preparados para atender as mais diversas ocorrências. “A formação dos policiais é completa, ela envolve desde os primeiros socorros a combates diretos com força armada. A função da PM é garantir a segurança da população para que vidas possam ser salvas, portanto, independente da situação, o policial tem que estar preparado para servir os cidadãos”, afirmou Castilho.
Fonte: Governo do Piauí