TERRORISTAS

Polícia apreende 23 fuzis, 75 granadas e 8 toneladas de drogas no Complexo da Maré

Traficantes são financiados por carteis internacionais de drogas, denuncia governador do Rio


Foram apreendidos 15 fuzis, 75 granadas, duas metralhadoras, uma submetralhadora, uma espingarda, uma pistola e um revólver

Foram apreendidos 15 fuzis, 75 granadas, duas metralhadoras, uma submetralhadora, uma espingarda, uma pistola e um revólver Foto: Domingos Peixoto/Extra/Globo

O governador do Rio, Wilson Witzel, afirmou, durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, que o traficantes do Rio são financiados por carteis internacionais de drogas. O político deu as declarações durante apresentação de um arsenal do tráfico apreendido pelas polícias Civil e Militar no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, nesta tarde. No total, 28 armas foram apreendidas, entre elas 23 fuzis, além de mais de oito toneladas e meia de drogas e 75 granadas.

- Não são armas utilizadas por pessoas que moram na comunidade e são trabalhadoras. Não são usadas por pretos, pobres e favelados. São armas usadas por terroristas. Que usam a comunidade como escudo, e estão sendo patrocinados por carteis internacionais - afirmou Witzel.

O governador disse que há investigações em andamento sobre esse financiamento por carteis e afirmou ainda que essa foi a maior apreensão de armas e drogas realizada pelas Forças de Segurança do estado.

A operação desta quinta-feira foi realizada em duas comunidades da Maré. O Bope e o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) atuaram na Nova Holanda e a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), no Parque União. As duas favelas são dominadas pela maior facção criminosa do Rio.

Dos 23 fuzis apreendidos, 15 foram encontrados pela Polícia Militar, com o auxílio de dois cães do BAC, Eros e Fighter. Eles tinham a inscrição CXD, o que indica que faziam parte de um arsenal da facção usado para guerras com outras quadrilhas. As armas estavam em três containers, que estavam dentro de um depósito. No local, também foram encontradas drogas e granadas. Com a apreensão de hoje, o número de fuzis apreendidos pela PM em 2019 chegou a 301.

Os outros nove fuzis foram apreendidos pela Desarme dentro de uma casa abandonada. O armamento estava em buracos nas paredes do imóvel. Além dos fuzis, foram apreendidas três metralhadoras, uma delas uma .30, uma pistola e um revólver.

Fonte: Extra/Globo

Próxima notícia

Dê sua opinião: