Polícia

Líderes de rebelião e fuga no CEM são membros de facção, afirma delegado

Todos eles participaram do motim que resultou também na fuga de alguns adolescentes

Da Redação

Quarta - 17/04/2024 às 16:52



Foto: Divulgação/SSP-PI Adolescentes que lideraram rebelião têm envolvimento com facções
Adolescentes que lideraram rebelião têm envolvimento com facções

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) apurou que os adolescentes que lideraram o motim no Centro Educacional Masculino (CEM) em março são membros de uma facção atuante no Piauí. Em uma operação deflagrada hoje (17) pelo Draco, oito homens maiores de idade que cumpriam medidas socioeducativas na unidade foram transferidos para penitenciárias do Estado. Todos eles lideraram o motim que resultou também na fuga de alguns adolescentes.

Ao Piauí Hoje, o coordenador do departamento, delegado Charles Pessoa, explicou que os oitos jovens têm envolvimento com facções. Eles assistiam a uma palestra religiosa em alusão à Semana Santa quando a confusão iniciou. Durante o ato, três adolescentes e dois socioeducadores ficaram feridos.

"Depois do motim no CEM, o secretário determinou que o Draco instalasse um inquérito policial para buscar informações a respeito do envolvimento de faccionados com esse motim. Nós identificamos a presença de oito maiores de idade que ainda estão em cumprimento de medidas socioeducativas no CEM e que são membros de facções criminosas. Foram eles que lideraram", disse.

Durante o cumprimento da pena, os adolescentes são proibidos de manter contato com pessoas fora do horário de visitas. Segundo a apuração, os adolescentes não tiveram ajuda de fora para arquitetar a fuga.

"Foi tudo organizado de dentro do próprio Centro Educacional", afirmou o delegado.

Todos eles foram retirados do CEM, em seguida conduzidos para o Draco. O grupo será interrogado e posteriormente encaminhados para o sistema penitenciário.

Matéria relacionada:

Internos fazem rebelião no Centro Educacional Masculino e polícia é acionada

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: