
Dois irmãos foram indiciados por maus-tratos e abandono de incapaz após deixarem a própria mãe, uma idosa de 73 anos com câncer de mama, vivendo em condições desumanas em uma casa sem janelas e sem estrutura mínima de higiene, no bairro Dirceu II, Zona Sudeste de Teresina.
De acordo com a delegada Amanda Bezerra, do 8º Distrito Policial, o caso foi descoberto após denúncias de vizinhos, feitas no dia 2 de outubro. Ao chegar ao local, a polícia encontrou a mulher sozinha, deitada em um colchão velho, em um ambiente sujo e sem eletrodomésticos.
A delegada informou que ela estava lúcida e contou que foi deixada no local pelo filho mais velho no dia 12 de setembro. Amanda Bezerra explicou que o filho mais novo, que é usuário de drogas e contra quem ela tem uma medida protetiva, também mora na casa, mas passa a maior parte do dia fora.
Além do câncer de mama, que já provocou a remoção de uma das mamas e metástases, a idosa também sofre com convulsões frequentes. A alimentação dela era garantida por uma vizinha, que levava comida diariamente a pedido do filho mais novo.
Após constatar a situação, a Polícia Civil solicitou uma medida protetiva urgente para retirar a mulher do local. No dia 6 de outubro, ela foi encaminhada para um abrigo em Teresina, onde recebe acompanhamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Todos os filhos foram ouvidos pela polícia e admitiram saber das condições em que a mãe vivia. O filho mais velho, responsável por deixá-la na residência, e o mais novo, que deveria cuidar dela, foram indiciados por abandono e maus-tratos.
Os outros três irmãos responderão por omissão imprópria, por não terem tomado providências diante da situação da mãe.
Mais conteúdo sobre:
#Teresina #maus-tratos #abandono de incapaz #idosa #câncer #Dirceu II #Polícia Civil #Cras #Amanda Bezerra