Saúde

Informação qualificada

Portal Piauí Hoje apoia Outubro Rosa e reforça informações que salvam vidas

A cobertura jornalística tem destacado as ações práticas que reforçam o acesso aos exames e tratamentos no Piauí

Sexta - 10/10/2025 às 12:13



Foto: Divulgação Outubro Rosa
Outubro Rosa

Com o objetivo de informar a população sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o portal Piauí Hoje tem apoiado e divulgado diversas iniciativas da Campanha Outubro Rosa, realizadas pelo governo e por entidades de saúde. A cobertura jornalística tem destacado as ações práticas que reforçam o acesso aos exames e tratamentos no estado.

Dentro desse esforço de divulgação, o portal tem dado visibilidade a ações concretas, como a oferta de mamografias pela rede pública. Até setembro de 2025, o Piauí já havia realizado 57.245 mamografias por meio de 43 mamógrafos fixos e do serviço itinerante dos Caminhões da Mamografia, que percorrem os municípios do interior. Além disso, foi destacada a chegada ao estado das carretas do programa federal Agora Tem Especialistas, que levam consultas, mamografias, ultrassonografias e biópsias para regiões com menor oferta de serviços especializados, agilizando o diagnóstico.

O portal Piauí Hoje também tem um papel fundamental em levar ao público as atualizações sobre as diretrizes de saúde. Em 2025, noticiou as novas recomendações do Ministério da Saúde, que passaram a incluir a oferta do exame de mamografia sob demanda para mulheres entre 40 e 49 anos, mediante vontade da paciente e discussão com um médico. Essa divulgação é importante para conscientizar as mulheres e garantir que tenham acesso às informações necessárias para cuidar de sua saúde.

“O nosso compromisso é ajuda a salvar vidas através da informação qualificada. Ao apoiarmos o Outubro Rosa, queremos assegurar que as mulheres tenham acesso ao conhecimento que pode fazer a diferença no combate a esta doença", ressaltou o diretor geral do portal, o jornalista Luiz Brandão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: