Os termômetros em Teresina devem marcar temperaturas máximas próximas dos 40 graus Celsius nos próximos dias, com umidade relativa do ar caindo para patamares críticos, inferiores a 30%. No litoral do estado, espera-se uma mudança no padrão de ventos. De acordo com a climatologista Sara Cardoso, a semana será de tempo firme e seco na capital, sem previsão de chuva, configurando um alerta para a população sobre os riscos à saúde decorrentes do tempo quente e seco.
Com a umidade do ar bem abaixo do ideal, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é ficar em estado de atenção, com cuidados redobrados da população, especialmente idosos e crianças.
Diante da previsão de calor extremo e umidade crítica, é fundamental que os moradores de Teresina adotem medidas de proteção. É recomendado evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h, hidratar-se constantemente, consumindo bastante água, e usar protetor solar, óculos de sol e roupas leves. A baixa umidade do ar pode ressecar as vias respiratórias e agravar doenças preexistentes, por isso, ambientes umidificados são aconselháveis.
Mais conteúdo sobre: