
A Polícia Militar do Piauí apreendeu, na noite dessa quarta-feira (27), um arsenal de armas e munições que seria de Francisco Fernando de Oliveira Castro, acusado de assassinar o vereador Thiciano Ribeiro e a ex-chefe da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope de Brito.
O material foi localizado em uma residência na Avenida Luís Carlos Maviniê, no bairro São Vicente, em Parnaíba, durante ação das equipes da 2ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), após denúncia anônima.
No imóvel, os policiais encontraram três pistolas, uma Glock calibre .380, uma Taurus calibre .22 e uma Taurus G2C calibre 9mm, além de carregadores, coldres, alongadores, uma carabina de pressão, kits de limpeza, maletas e diversos acessórios. Também foram apreendidas 1.519 munições calibre .22, 155 munições calibre .380, 215 munições calibre 9mm, 900 espoletas e uma máquina de recarga de munições, entre outros materiais.
De acordo com a PM, o imóvel pertence a um colaborador que autorizou a entrada da equipe e apontou o cômodo onde os objetos estavam guardados. O material foi encaminhado à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde permanece à disposição da Justiça.
Francisco Fernando foi preso horas após o crime que chocou a cidade de Parnaíba e agora é investigado também pela posse do vasto arsenal.
O crime
O casal foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (27/07), na rua Paissandu, ao lado do Hospital ProntoMed, no Centro de Teresina. O principal acusado de autoria do crime, o guarda municipal Francisco Fernando Castro, ex-marido de Penélope, foi preso no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, em menos de quatro horas após o crime.
O crime ocorreu por volta das 9 horas. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o casal foi assassinado. Nas imagens, é possível observar as duas vítimas caminhando na calçada quando o atirador se aproxima por trás e efetua vários disparos de arma de fogo contra elas. Testemunhas relataram ter ouvido pelo menos seis tiros. O casal morreu no local.
Thiciano era primeiro suplente do Partido Liberal (PL) em Parnaíba e foi empossado vereador em maio deste ano. Ele estava acompanhado de Penélope quando foi atingido pelos disparos de arma de fogo contra o casal. Ela era da Guarda Municipal de Parnaíba desde 2013, quando passou no concurso, e já havia sido chefe do órgão.