Mundo

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

​Papa Francisco alerta para "crise da verdade" causada por uso de inteligência artificial

Pontífice pede vigilância rigorosa sobre a tecnologia, que pode agravar a desinformação

Da Redação

Quinta - 23/01/2025 às 09:52



Foto: Vatican Media/Divulgação Papa Francisco
Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, alertando para os riscos da inteligência artificial (IA) na sociedade atual, especialmente no que diz respeito à "crise da verdade". O pontífice pediu que líderes políticos, econômicos e empresariais exerçam um controle mais rigoroso sobre o desenvolvimento dessa tecnologia, destacando que ela pode intensificar a disseminação de desinformação.

Os resultados que a IA pode produzir são quase indistinguíveis daqueles dos seres humanos, levantando questões sobre seu efeito na crescente crise da verdade no fórum público”, disse o papa em sua mensagem, lida pelo cardeal Peter Turkson, uma autoridade do Vaticano. Francisco reconheceu as vantagens da IA, mas expressou preocupações sobre como ela pode afetar a percepção da verdade no espaço público.

Na declaração, o papa enfatizou a necessidade de uma vigilância constante por parte de governos e empresas, para evitar que a IA seja usada de forma irresponsável. "Para navegar pelas complexidades da IA, os governos e as empresas precisam exercer a devida diligência e vigilância", afirmou o pontífice, alertando sobre as implicações éticas dessa tecnologia.

Francisco, que já abordou o impacto da inteligência artificial em várias ocasiões, também destacou que as pessoas não devem permitir que os algoritmos decidam seu destino. O papa falou sobre o tema durante a cúpula do G7 em junho do ano passado, reafirmando a importância de colocar a ética no centro do debate sobre IA.

A mensagem do papa também se torna ainda mais relevante diante de incidentes como a criação de uma foto deepfake que viralizou em 2024, onde uma imagem falsa do pontífice o mostrava com um casaco branco até o tornozelo. Esse episódio destacou os perigos da manipulação digital, algo que Francisco já vinha alertando em relação à IA.

Fonte: Com informações do Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<