Geral

EVENTO

Teresina sedia o 4º Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade de 5 a 7 de junho

A solenidade de abertura será realizada nesta quarta-feira (5), às 18h00, no auditório Afonso Sena (CCN/UFPI)

Da Redação

Terça - 04/06/2024 às 16:42



Foto: Divulgação 4º Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade (ENQUIS)
4º Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade (ENQUIS)

O 4º Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade (ENQUIS) terá início nesta quarta-feira (5) e até a sexta-feira (7), no Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN/UFPI), em Teresina. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Química – Secção Piauí em parceria com a UFPI, o Conselho Federal e Regional de Química (CFQ e CRQ Piauí), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí "Professor Afonso Sena Gonçalves" (FAPEPI) e o Governo do Estado do Piauí.  

O tema do encontro será “Entendendo a Energia Renovável na Construção do Hoje para o Amanhã”, com o objetivo de promover o debate entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria e de instituições que se dedicam à tecnologia química e à sustentabilidade no Piauí e no Brasil, visando seu aperfeiçoamento.

O 4º ENQUIS abrangerá uma série de minicursos, palestras e debates em mesas-redondas que abordarão diversos temas, dentre eles: Energias Renováveis, Hidrogênio Verde, Gestão dos Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias Sustentáveis na Indústria de Petróleo no Contexto da Transição Energética e outros. 

A solenidade de abertura será realizada nesta quarta-feira (5), às 18h00, no auditório Afonso Sena (CCN/UFPI), com a palestra “Popularização da Ciência”, ministrada pelo Prof. Dr. Jean Carlos Antunes Catapreta, presidente da Associação Brasileira de Química. 

Durante o encontro, também ocorrerá a apresentação do projeto “Mistura Explosiva”, que alerta a sociedade sobre o perigo das misturas de produtos de limpeza e incentiva a usar apenas saneantes regulamentados pela ANVISA. O Conselho Federal de Química e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Profissional (ABIPLA) são os idealizadores deste projeto e estão divulgando as melhores práticas de limpeza por todo o Brasil. 

As atividades do projeto “Mistura Explosiva” acontecerão com a participação dos estudantes da rede de ensino estadual, nos dias 06 e 07 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, auditório da Física, no Centro de Ciências da Natureza da UFPI (CCN/UFPI).  

Confira a programação completa:


Projeto Mistura Explosiva

O Mistura Explosiva é um jogo educativo e de conscientização que mostra, de maneira lúdica e  divertida, os riscos de misturas caseiras de produtos de limpeza e outros saneantes. O jogo tem como metodologia a linha progressiva, em que os jogadores começam o jogo na casa “Início” e, a cada jogada, avançam por meio do lançamento de dados em direção ao destino, à casa “Fim”, localizada na outra extremidade do tabuleiro. Ganha o jogador que chegar primeiro ao final do tabuleiro, passando por todas as casas e cenários.

Mas não será tão fácil assim! Haverá etapas para a compra de cartas, ou seja, a sorte pode mudar e o risco de voltar para o início do jogo, ou de ser eliminado por uma explosão, se torna mais eminente.

E é assim que os jogadores do Mistura Explosiva vão se conscientizando enquanto se divertem. A cada rodada, novos conhecimentos, alertas e esclarecimentos vão surgindo. De forma simples, lúdica e descontraída todos vão aprendendo um pouco mais sobre produtos de limpeza, bem como quais os compostos tóxicos que as “misturas caseiras” podem gerar.

O projeto surgiu como uma resposta educativa a diversas postagens que circulam amplamente nas redes sociais sobre misturas caseiras, desmistificando opiniões equivocadas disseminadas por influenciadores mal-informados. Essa ação representa um desdobramento da campanha “Limpando conceitos, clareando ideias”.

Alunos da Etec Getúlio Vargas, em São Paulo (SP), jogando o Mistura Explosiva 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Encontro Química UFPI
<