
Os acidentes de trânsito envolvendo postes de energia elétrica têm chamado atenção e acendido um alerta sobre a segurança nas vias do Piauí. Dados da Equatorial Piauí apontam que de janeiro a agosto de 2025, 976 acidentes desse tipo foram registrados pela concessionária, o equivalente a 74% de todos os casos de 2024, quando o estado somou 1.307 ocorrências.
Além de representar um risco à segurança no trânsito, as colisões causam prejuízos e interrupções no fornecimento de energia. Mais de 160 mil imóveis já ficaram temporariamente sem luz neste ano por conta desses acidentes.
Segundo Abraão Galeno, executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial, o ritmo dos registros é alarmante.
"Se observarmos, somente em agosto foram 93 casos registrados, o que significa uma média de três acidentes por dia. Isso mostra que, mesmo sem fechar o ano, já estamos acima da média mensal dos anos anteriores”.
Ainda segundo Abraão Galeno, quando um poste é danificado, o restabelecimento da energia pode levar de horas a dias, dependendo da gravidade do caso. Isso afeta não apenas residências, mas também comércios, escolas e hospitais, que dependem do fornecimento contínuo.
Em agosto, mais de 10 mil unidades consumidoras ficaram sem energia por causa de colisões com postes. Teresina lidera o ranking, com 185 registros, seguida de Parnaíba (89 casos), Picos (35) e Uruçuí (25).
Orientações à população em casos de acidentes
A Equatorial Piauí orienta que, em caso de acidente envolvendo postes da rede elétrica, a população não deve tocar no veículo ou na estrutura de distribuição de energia danificada.
A orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a concessionária pelos canais oficiais, por meio da assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, pela Central de Atendimento 0800 086 0800 ou no site equatorialenergia.com.br.
Fonte: Equatorial Piauí