
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) e a Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan), divulgou, nesta terça-feira (22), a lista provisória dos artesãos e entidades selecionadas para o Projeto Galeria Nômade Piauiense.
O objetivo do projeto é fomentar e fortalecer o setor artesanal piauiense em diversos órgãos públicos do estado.
A seleção foi realizada com base em critérios do edital, que incluíram análise da documentação e verificação das normas de participação. Também foram considerados aspectos de cultura popular, criatividade e inovação nos produtos apresentados.
A comissão avaliadora recebeu um total de 24 inscrições de artesãos com experiência na produção de peças que representam a cultura popular do Piauí. Após a análise, 10 artesãos foram pré-selecionados, abrangendo tipologias como arte santeira, bordado, ourivesaria com opalas, biojoias, tecelagem, cerâmica, entre outros.
Os participantes interessados podem encaminhar solicitações de recurso até o dia 24 de outubro, presencialmente na Sudarpi ou de forma online, enviando o ANEXO VIII para o e-mail edital.sudarpi@gmail.com. A lista definitiva, com os classificados por ordem de pontuação, será divulgada em 30 de outubro de 2024.
O programa ocorrerá no hall da Seplan de 12 de novembro a 6 de dezembro de 2024, visando revitalizar os órgãos públicos através da valorização da arte local e promover a comercialização do artesanato na região. Futuramente, o projeto será ampliado para outras secretarias.
Confira a lista provisória de participantes:
LISTA_PROVISORIA_EDITAL_GALERIA_NOMADE_PIAUIENSE.pdf
Confira o anexo VIII - Análise de recurso:
ANEXO_VII-RECURSO_GALERIA_NOMADE_PIAUIENSE.pdf
Confira o edital:
EDITAL_GALERIA_NOMADE_PIAUIENSE-1.pdf
Fonte: CCOM/PI