
A Prefeitura de Timon (MA) firmou um contrato de R$107 milhões com o Instituto Margherita Lotti, de Goiás, para executar serviços de saúde no município. A contratação, publicada de forma discreta no Diário Oficial da última sexta-feira (27), foi feita sem licitação. O acordo é válido por um ano e prevê repasses mensais de quase R$9 milhões à entidade, sediada a mais de 1.000km de Timon.
O instituto será responsável por atendimentos médicos, exames, plantões e serviços odontológicos, funções que antes eram executadas por servidores da rede pública municipal. A justificativa da gestão é “urgência na ampliação dos serviços de saúde e a necessidade de recuperar indicadores estratégicos, que impactam diretamente no repasse de recursos federais ao município”, como consta na dispensa de chamamento público no Diário Oficial.
Conforme o Diário, a empresa se encontra credenciada para prestar os tipos de serviço e “apresentou Plano de Trabalho compatível e reúne condições técnicas para iniciar a execução sem interrupções”.
A equipe do portal Piauí Hoje entrou em contato Prefeitura de Timon que, até o fechamento desta matéria, não se manifestou sobre os critérios que levaram a escolha sem licitação da empresa.