Geral

Piaui bate recorde com 15 mortes em 24h e agora são 134 óbitos por Covid no estado

Boletim foi divulgado às 20h40 desta terça-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde

Valciãn Calixto

Terça - 26/05/2020 às 20:29



Foto: Kiodo/@Reuters Covid -19
Covid -19

O Piauí tem um novo recorde de mortes em decorrência do Covid-19 em apenas 24h. Foram 15 mortos, sendo nove de Teresina, registradas de ontem para esta terça-feira (26). As informações estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

Das 15 vítimas, dez são homens e cinco mulheres. Os homens tinham 74 anos (Barras); 65 anos (Buriti dos Montes); 82 anos ( Campo Maior) e 47 anos, 55 anos, 62 anos, 63 anos, 67 anos, 69 anos e 69 anos (Teresina). Já as mulheres tinham 76 anos (Demerval Lobão), 74 anos (Esperantina), 74 anos (Parnaíba) 82 anos e 85 anos (Teresina). Com exceção de um paciente de 63 e um de 69 anos, da capital, os demais tinham comorbidades relacionadas.

Outro recorde foi no número de novos infectados, 246 casos confirmados hoje, 135 mulheres e 111 homens, com idades que variam de 1 mês a 98 anos. No total, 3.966 pessoas estão infectadas. No Piauí são 498 pacientes internados, sendo 338 em leitos clínicos, 158 em UTIs e dois em leitos de estabilização.

Dos 224 municípios piauienses, 146 cidades tem casos confirmados do Sars-CoV-2. Brasileira, Curral Novo do Piauí, Guadalupe, Milton Brandão, São João da Fronteira e Varzea Branca entraram na lista de municípios com os primeiros contaminados. Campo Largo, que constava na relação, sai da lista de municípios com casos positivados, por conta da inconsistência de dados na notificação.

"RECORDE LAMENTÁVEL, DIZ WD

Após a divulgação do  boletim, o governador Wellington Dias usou suas redes sociais para lamentar as 15 mortes. Para o governador são "famílias, histórias e sonhos" perdidos.

"Batemos um recorde lamentável no Piauí hoje. Perdemos 15 vidas para o coronavírus nas últimas 24 horas. É muito. Muitas famílias, histórias, sonhos. Faço um apelo a você: respeite o isolamento social e as medidas de higiene. Falamos em retomada, mas ela só será possível se a curva de contaminação abaixar. Foram mais 240 casos confirmados hoje. Venho repetindo isso há meses: quanto menos o isolamento for respeitado, mais pessoas doentes, mais tempo na quarentena. É uma conta simples. O que não é, e nunca será simples, é dar adeus aos nossos irmãos dessa forma. Não saia sem necessidade, não faça reuniões sociais. Agora não é o momento. Se não por você, faça pelos seus amigos, sua família. Fique em casa", publicou.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

O Piauihoje.com apurou que em Teresina, onde já são 66 mortos por conta da doença, o Hospital São Marcos não tem mais vagas para pacientes com Covid-19. A realidade do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU) é que tanto os leitos clínicos como todas as UTIs estão ocupadas. Só haverá vagas quando algum paciente receber alta médica ou se, infelizmente, alguém vier a óbito. 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgados ontem (25) mostram que enquanto 60% dos leitos clínicos ainda estão disponíveis no Piauí, 60% dos leitos de UTI, destinados aos pacientes com casos mais graves do coronavírus, já estão ocupados em todo o estado.

No Piauí, 63% das mortes por Covid são de homens; mulheres são maioria dos infectados. Embora não haja uma comprovação científica que prove porque mais homens morrem do que mulheres de Covid, uma pesquisa publicada pelo UOL aponta que pesquisadores e cientistas consideram diversos fatores como estilo de vida e comportamento de vida pouco saudável.

VISITA VIRTUAL

Idoso de 77 anos e com deficiência visual, o paciente Luiz Gonzaga pôde ouvir a voz de seus familiares ontem (22), quando fez aniversário, através de uma 'visita virtual'. Ele está internado no Hospital da Polícia Militar, localizado na zona Sul de Teresina, com suspeita de Covid-19 há treze dias. 

A Fundação Municipal de Saúde informou que nenhum dos venezuelanos abrigados na capital e nenhum dos moradores em situação de rua monitorados pela pasta testou positivo para Covid-19 desde o início da pandemia.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: