Cidade

Hospital São Marcos, em Teresina, não tem mais vagas para pacientes com Covid-19

Mais de 50% dos leitos dos hospitais particulares de Teresina já estão ocupados com pacientes infectados

Valciãn Calixto

Terça - 26/05/2020 às 13:40



Foto: Divulgação Leitos para pacientes com coronavírus
Leitos para pacientes com coronavírus

A taxa de ocupação dos leitos disponíveis em hospitais da rede privada de Teresina para pacientes com o novo coronavírus não é das mais confortáveis. No Hospital São Marcos, por exemplo, todos os 26 leitos clínicos estão ocupados com pacientes infectados e há apenas quatro vagas dos 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgados ontem (25) mostram que enquanto 60% dos leitos clínicos ainda estão disponíveis no Piauí, 60% dos leitos de UTI, destinados aos pacientes com casos mais graves do coronavírus, já estão ocupados em todo o estado. No total, 52, 9%, ou seja, 154 pacientes estão nesse momento ocupando leitos com respiradores.

A realidade do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU) é que tanto os leitos clínicos como todas as UTIs estão ocupadas. Só haverá vagas quando algum paciente receber alta médica ou se, infelizmente, alguém vier a óbito. Esse é o cenário que o Governo do Piauí e a Prefeitura municipal de Teresina busca evitar com os decretos que prorrogam o isolamento social e mantém em atividades apenas os serviços essenciais como medida de combate ao Sars-CoV-2.

Hoje são 57 mortes e 1.821 teresinenses com Covid-19, o que coloca Teresina como o epicentro da doença no estado. No Piauí são 3.720 infectados e 119 mortes. 494 estão internados, sendo 340 em leitos clínicos, 148 em UTIs e seis em leitos de estabilização.

Clique aqui e confira os dados completos sobre ocupação de leitos no Piauí

Norte e Sul do Piauí

Em Parnaíba, 335 quilômetros ao Norte da capital, 11 das 18 vagas dos leitos de UTI estão tratando infectados com o Covid. Ao todo, são 280 casos confirmados da doença e seis mortes por coronavírus.

Em Floriano, 247 quilômetros ao Sul de Teresina, 10 dos 15 leitos clínicos estão ocupados. O município hoje possui 65 infectados e duas mortes.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: