PANDEMIA

Nove piauienses morrem vítimas de Covid em apenas 24h; agora são 119 mortos no estado

Boletim foi divulgado às 20h00 desta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde


Os hospitais públicos não tem leitos suficientes para vítimas do novo coronavírus

Os hospitais públicos não tem leitos suficientes para vítimas do novo coronavírus Foto: Foto Joel Silva, da Folha Press

O Piauí registrou novo recorde de mortes por Covid-19 em 24h. De ontem para hoje foram nove óbitos e agora são 119 mortes e 3.720 infectados no Estado. As informação são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgado às 20h desta segunda-feira (25).

Só Teresina teve sete mortes, cinco mulheres, sendo uma de 47 anos, de 49 anos, 65 anos, 73 anos e uma idosa de 84 anos; e dois homens, sendo um jovem de 16 anos e um senhor de 76 anos. Todos estes tinham comorbidades como doença cardiovascular, obesidade ou hipertensão. O rapaz fazia tratamento para câncer de osteossarcoma.

Em Campo Maior faleceu um homem de 72 anos e em Madeiro veio a óbito uma senhora de 66 anos.

As cidades de Teresina (57), Parnaíba (5), Água Branca (5) e Picos (4) são as que mais registraram fatalidades em função da doença. Já os municípios de Barro Duro e Gilbués registraram casos positivos pela primeira vez, elevando para 141 a quantidade de municípios piauienses com casos de Covid-19.

Dos 170 casos confirmados nesta segunda-feira, 84 são homens e 86 são mulheres com idades entre 1 ano e 82 anos. A maior de taxa de contaminação é entre pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos.

CASOS

No Piauí, o médico infectologista José Noronha Júnior, que atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus está internado em hospitalda rede privada após testar positivo para a doença. Ele era o diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, referência no enfrentamento ao Sars-CoV-2.

Hoje, um dos 32 detentos da Cadeia Pública de Altos internado em Teresina testou positivo para a Covid-19. Danilo Gabriel Brasil Alves é o terceiro caso na população carcerária do estado. Outros dois estavam sendo monitorados no antigo Hospital Penitenciário, mas receberam o direito a prisão domiciliar.

RETOMADA DO COMÉRCIO

O Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina vieram a público esclarecer que não há um calendário com datas previstas para retomada gradual do comércio. O esclarecimento foi dado após veiculação de fake news em um canal de TV local. 

O governador Wellington Dias apresentou a quarta etapa da pesquisa sorológica realizada pelo Instituto Amostragem. Segundo a investigação, Há 66 mil piauienses infectados, número abaixo do previsto nas etapas anteriores. Além disso, reduziu o nível de transmissibilidade do Covid no Piauí. Esses dados serão avaliados para a discussão sobre uma possível retomada das atividades não essenciais no estado.



O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Próxima notícia

Dê sua opinião: