Geral

Covid: cego internado no HPM faz 77 anos e recebe visita virtual da família de presente

A visita virtual é uma iniciativa do Serviço de Psicologia do Hospital da Polícia Militar de Teresina

Valciãn Calixto

Terça - 26/05/2020 às 16:16



Foto: Reprodução Paciente do HPM, Luiz Gonzaga, de 77 anos
Paciente do HPM, Luiz Gonzaga, de 77 anos

Idoso de 77 anos e com deficiência visual, o paciente Luiz Gonzaga pôde ouvir a voz de seus familiares ontem (22), quando fez aniversário, através de uma 'visita virtual'. Ele está internado no Hospital da Polícia Militar, localizado na zona Sul de Teresina, com suspeita de Covid-19 há treze dias. 

Passou por dois testes, que deram negativo, mas por continuar apresentando os sintomas da doença aguarda o resultado do terceiro exame.

No vídeo compartilhado pelo HPM, o senhor Luiz diz à família: "pode me esperar que eu estou chegando". A visita virtual aconteceu por meio de uma ligação direto do hospital para a família do paciente, que teve o auxílio da equipe de profissionais da unidade. O homem conversou com as filhas e a esposa.


A visita virtual é uma iniciativa do Serviço de Psicologia do HPM-PI e consiste na realização de videochamadas entre pacientes e familiares por meio de aparelhos celulares. Segundo a Coordenadora do Serviço Psicóloga Keila Costa “entrar em contato com os familiares diminui muito a ansiedade decorrente da internação e a ansiedade que emerge nos familiares também”.

A visita virtual é uma forma de atendimento mais humanizado dado ao paciente durante esse processo visto que o isolamento e afastamento da família nesse período é absolutamente necessário. A ideia do projeto é minimizar o sofrimento causado pelo processo de internação, “que já é tão grande pelo próprio processo de doença”, e mais especificamente do isolamento familiar” pontua a coordenadora. A Psicóloga Cely Pinheiro, foi a responsável pela mediação do encontro entre o paciente internado e seus familiares.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: