O governador Rafael Fonteles realizou a admissão simbólica de 400 jovens que passarão a integrar o quadro de aprendizes do Governo do Estado, nesta terça-feira (7). O evento ocorreu no Centro de Convenções de Teresina, contando com a presença de centenas de admitidos e seus familiares. De acordo com Fonteles, essa iniciativa permitiu ao governo atingir a meta de criar 10 mil oportunidades de trabalho para jovens sem experiência profissional em um período de 16 meses.
Essas contratações são parte do programa estadual Oportunidade Jovem, que tem como objetivo proporcionar as primeiras oportunidades de trabalho por meio de monitorias, estágios para jovens aprendizes e primeiro emprego, em uma ação conjunta de várias secretarias. A soma dessas modalidades com as bolsas concedidas a pesquisadores do ensino médio e outras iniciativas permitiu alcançar o resultado que agora é celebrado.
“Isso não é à toa. Faz parte do planejamento de um governo que quer ser, reconhecidamente, um governo de oportunidades, para que o Piauí se torne uma terra de oportunidades. Mas estamos preocupados também em qualificar, renovar, oxigenar a prestação do serviço público” declarou Fonteles.
As contratações vão de encontro à proposta de fazer do Piauí o estado mais digital do Brasil. Os jovens serão ferramentas importantes para inserir os servidores estaduais na pauta da transformação digital, auxiliando especialmente no operação da plataforma Gov.pi Cidadão.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da tecnologia e a aspiração do estado em se tornar o mais digital do Brasil. Ele acredita que os jovens, que são proficientes em tecnologia, serão cruciais para essa transformação e para a aprendizagem de todos os servidores nas ferramentas tecnológicas atuais disponíveis para uso na administração pública.
Em relação à remuneração e jornada, o salário para o cargo de Jovem Aprendiz é de R$ 720, com uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. Essas horas são divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, sempre respeitando os compromissos escolares do aprendiz.
O programa admitiu jovens entre 14 e 21 anos incompletos, que estão cursando no mínimo o 5º ano do ensino fundamental ou o ensino médio na rede pública de ensino. O secretário da Administração, Samuel Nascimento, expressou a expectativa de uma verdadeira transformação de vida e cultura, acelerando a integração das gerações por meio da tecnologia.
As vagas são para Teresina, e os jovens selecionados serão distribuídos nas secretarias estaduais, de acordo com as necessidades de cada uma. Todos os selecionados estão passando por treinamento. A Secretaria da Administração (Sead) foi responsável pela promoção do processo seletivo. Jaciara Rodrigues, uma das adolescentes contratadas, declarou que a meta dela e de todos é ser proativa, comunicativa e absorver os conhecimentos adquiridos nos treinamentos.
Fonte: Governo do Piauí