Geral

REAÇÃO

Médicos se manifestam sobre indiciamento e exposição de Dr. Eduardo Melo

O diretor geral do HU, Paulo Márcio, postou em suas redes sociais vídeo onde mostra indignação

Cintia Lucas

Quinta - 29/06/2023 às 14:38



Foto: Print do Vídeo Dr. Paulo Márcio
Dr. Paulo Márcio

Profissionais da Medicina do Piauí têm se manifestado publicamente sobre a decisão da Polícia Civil do Piauí, por meio do delegado José de Anchieta, do 2º Distrito Policial, que indiciou por erro médico e divulgou na imprensa o cirurgião pediatra Eduardo Guimarães Melo pela morte de uma criança de seis anos, ocorrida neste ano. O diretor geral do Hospital Universitário, Dr. Paulo Márcio, postou em suas redes sociais vídeo onde se mostra indignado com a forma como a questão foi tratada pela polícia e ressalta as qualidades médicas do colega, que faleceu nesta sexta-feira, 29.

Paulo Márcio enfatizou que Dr. Eduardo não errou durante o procedimento. “Sou especialista nisso. Punciono veias e artérias todo santo dia da minha vida, há 20 anos. Tenho mais de 20 mil punções. Sei o que estou falando. Tenho autoridade para falar disso”, disse o cardiologista Paulo Márcio.

O Conselho Regional de Medicina lamentou a morte e soltou Nota de Pesar, mas não se manifestou sobre a notícia veiculada na imprensa.  

“Eu daria minhas filhas para ele operar, a cidade inteira sabe que ele é bom, é prestativo. O Dr. Eduardo não cometeu erro nenhum. Ele testou a complicação e dessa complicação a criança não resistiu. O que aconteceu com Dr. Eduardo acontece com qualquer médico”, diz Paulo Márcio.

ENTENDA O CASO

Matéria publicada na imprensa, dia 28 de junho, informou que o Dr. Eduardo Guimarães Melo foi indiciado pelo crime de homicídio culposo, durante procedimento cirúrgico dia 16 de fevereiro deste ano, que culminou com a morte de uma criança de seis anos. O inquérito foi concluído no dia 23 de junho.

A mãe da criança fez uma representação criminal contra o profissional que atendeu sua filha, no dia 7 de fevereiro de 2023, no Hospital Unimed Ilhotas. Segundo ela, a criança chegou ao hospital para se tratar de uma infecção e troca de cateter, pois sofria de insuficiência renal.

A criança não resistiu ao procedimento e faleceu.  

Nesta quinta-feira, 29, Dr. Eduardo Guimarães Melo foi encontrado morto. O médico está sendo velado na sede do Conselho Regional de Medicina e será enterrado às 17h no cemitério São José.



Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: