
A partir de agora, pessoas surdas ou com deficiência auditiva têm uma nova forma de conseguir informações no INSS, já está funcionando na instituição a Central de Atendimento em Libras. O serviço está disponível em todo o país e faz parte de um projeto-piloto para melhor atender aos usuários que se comunicam por meio da língua de sinais.
De acordo com o gerente-executivo do INSS, Raimundo Alves, o projeto foi pensado para assegurar um atendimento inclusivo e acessível, totalmente em Libras. "O serviço é realizado de forma virtual, por servidores capacitados da Central de Atendimento em Libras (CAL). Ele é exclusivo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, mediante a apresentação de documento com foto", explica o gerente.
Com o novo serviço, é possível agendar o atendimento em Libras pela Central 135 e pelo site ou aplicativo Meu INSS. "Essa modalidade serve para ajudar o usuário a utilizar o Meu INSS, tirar dúvidas sobre solicitações, benefícios e pagamentos. Por motivos de segurança, não é possível emitir extratos previdenciários, criar senha Gov.br ou enviar documentos pessoais nessa modalidade virtual", acrescenta Marcos Nunes, servidor do INSS que se comunica por meio de sinais com as pessoas que buscam atendimento na instituição.
Atualmente, o atendimento em Libras no Piauí é feito somente por meio videoconferência, com um servidor do INSS do outro lado da chamada fornecendo as informações solicitadas. A gerência da instituição no Piauí planeja também o atendimento presencial. O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. O sistema possui uma janela em Libras, no lado direito da tela, que traduz os textos automaticamente. Depois do agendamento, será enviado um e-mail com o dia, o horário e o link para acessar a videoconferência.
No dia e horário marcados, basta clicar no link e acessar a sala virtual com pelo menos cinco minutos de antecedência. Em caso de atraso, o servidor do INSS aguardará até 15 minutos. Se preferir, o agendamento também pode ser feito na agência do INSS.