
Teresina registrou um aumento significativo nos casos de queimadas e incêndios em agosto de 2025. Segundo a Defesa Civil de Teresina, foram contabilizadas 50 ocorrências, das quais 8 estavam relacionadas a queimadas e incêndios, o dobro do registrado em julho, quando foram contabilizados 4 chamados.
Entre os tipos de ocorrência, as mais frequentes envolveram árvores e vegetação em risco ou queda (22), seguidas por problemas em imóveis residenciais, como rachaduras ou alagamentos (16). Outros registros incluíram ocorrências em vias públicas (2), infestação de pragas (1), desapropriação de terrenos (1) e casos de contaminação ou acidentes (1).
A distribuição geográfica dos atendimentos mostra maior concentração na zona Leste (16 casos), seguida pelas zonas Sul (15), Norte (14), Sudeste (3) e Rural (2).
O balanço parcial do ano indica variação nos atendimentos: janeiro registrou 52 chamados, fevereiro 61, março 76, abril 44, maio 35, junho 38, julho 34 e agosto 50. O aumento de julho para agosto acompanha a tendência de crescimento de queimadas com a aproximação do período mais quente do ano.
A prática de queimadas é considerada crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 1.500 a R$ 4.500, podendo dobrar em casos de reincidência.
*Juliana Fontinele estagiária sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI
Fonte: Defesa Civil de Teresina