Polícia

ALERTA

Um a cada cinco golpes virtuais no Piauí é o "golpe do familiar em apuros"

O Procon fez um alertta para a população e deu dicas de como evitar cair neste golpe

Da Redação

Quarta - 10/09/2025 às 11:25



Foto: Ascom/MPPI Golpe do familiar em apuros é fraude virtual mais cometida no Piauí no mês de agosto
Golpe do familiar em apuros é fraude virtual mais cometida no Piauí no mês de agosto

O golpe do "familiar em apuros" se tornou a fraude virtual mais comum no estado. Somente no mês de agosto, 640 boletins de ocorrência de golpes virtuais foram registrados e 127 foram desse tipo, o que representa uma a cada cinco ocorrências, segundo divulgou o Ministério Público do Piauí (MPPI). 

Nesse crime, golpistas se fazem passar por familiares ou amigos em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, para pedir dinheiro de forma urgente, via Pix ou boleto. A dona de casa, Rosa Morais, quase foi vítima de um golpe como este. Ela contou que recebeu uma mensagem como se fosse da filha mais velha, de um outro número, mas com a foto da filha e com um pedido de Pix de urgência. "Na mensagem ela dizia que trocou de número e precisava fazer um pagamento de urgência, mas o aplicativo do banco não funcionava".

A dona de casa diz que por já ter visto na TV casos como esse, desconfiou e pediu para que a filha mandasse um áudio. "Disse que estava sem óculos e não conseguia ler, para mandar um áudio, que nunca chegou". 

Como os golpistas agem

Os criminosos geralmente usam fotos de perfil de redes sociais para enganar as vítimas, entrando em contato por um número desconhecido. Uma tática cada vez mais frequente é a invasão de contas de WhatsApp através de engenharia social, o que torna o golpe mais difícil de ser identificado.

Para se proteger, o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro, dá algumas dicas simples:

  • Sempre desconfie de pedidos de dinheiro inesperados, mesmo que venham de um contato conhecido.

  • Se alguém pedir dinheiro, tente conversar com a pessoa pessoalmente ou faça uma ligação.

  • Antes de fazer qualquer pagamento, pergunte algo que só a pessoa real saberia a resposta, como um apelido de infância ou o nome de um animal de estimação.

A iniciativa de alerta faz parte do projeto "Alerta Digital", uma parceria entre o Procon/MPPI e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que busca analisar o padrão de atuação dos criminosos para prevenir novas vítimas.

Fonte: MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: