Geral

PANDEMIA

Coronavírus mata 16ª pessoa no Piauí; casos confirmados da doença no estado somam 256

Em todo o Piauí, chega a 14 o total de crianças confirmadas com o novo vírus

Da Redação

Quinta - 23/04/2020 às 20:47



Foto: @Reuters/Lindsey Wasson/Direitos reservados Coronavirus
Coronavirus

Nesta quinta-feira (23) o Piauí registrou a décima sexta morte por Covid-19, trata-se de um homem de 64, natural de Parnaíba, município a 335 quilômetros de Teresina. O paciente faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Ele fazia tratamento para câncer. 

As informações são do boletim atualizado da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). O Piauí agora possui 256 casos confirmados e 16 mortes.

De ontem para hoje, a pasta confirmou mais 39 casos do novo vírus, sendo registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Água Branca, Castelo do Piauí, Luzilândia e Nazaré do Piauí. Com isso, 33 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de coronavírus. Dos casos positivos, são 21 mulheres e 17 homens, com idades que variam de 1 a 87 anos.

Hoje, mais três crianças, duas de um ano (feminino e masculino), de Teresina e outra, de 8 anos ( masculino) de São Raimundo Nonato, positivaram para Covid-19, somando 14 casos. O Piauí  já possui um óbito infantil, de uma menina de 13 anos, de Pedro II.

Assim como o total de mortes e de casos confirmados, subiu também o número de piauienses que testaram negativo para a doença. Ontem essa soma era de 2.898, hoje passou para 3.262. A Secretaria de Saúde informa ainda que há 131 internados, sendo 80 em leitos clínicos, 49 em UTIs e dois pacientes em leitos de estabilização.

Os 33 municípios com casos confirmados da doença são Água Branca (03), Altos (01), Angical (01), Betânia (01), Bom Princípio (01), Bonfim do Piauí (01), Campo Maior (04), Caracol (01), Castelo do Piauí (01), Colônia do Gurgueia (01), Demerval Lobão (01), Esperantina (04), Floriano (04), Francinópolis (01), Inhuma (01), Itaueira (01), Lagoa do Barro (01), Luís Correia (02), Luzilândia (01), Miguel Alves (02), Nazaré do Piauí (01), Nazária (01), Parnaíba (10), Pedro II (03), Picos (02), Pimenteiras (01), Piracuruca (06), Ribeira do Piauí (01), São José do Piauí (01), São José do Divino (03), São Raimundo Nonato (13), Teresina (179) e União (02).

Mais de 400 mortes em 24h no Brasil

O Ministério da Saúde registra 49.492 casos de coronavírus no Brasil e 3.313 mortes até as 14h desta quarta-feira (22), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Até agora, do total de casos confirmados, 26.573 pessoas são consideradas recuperadas, correspondendo a 54% dos casos diagnosticados e outras 19.606 permanecem em acompanhamento.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.735 novos casos e 407 novos óbitos. "A gente teve um aumento nos óbitos acima do que vinha acontecendo anteriormente. Ainda não é possível dizer se isso representa um esforço em fechar os diagnósticos ou se representa uma tendência de aumento. Como falei ontem, a gente avalia todo o dia o que está acontecendo, até hoje à tarde e, a partir dos dados novos, definimos as novas ações", explicou o ministro da Saúde, Nelson Teich.

Como se proteger do coronavírus?

Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Quais são os sintomas do COVID-19?
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco?
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

O que é coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.

O que é o COVID-19?
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Matérias relacionadas

"Como flexibilizar o isolamento e abrir comércio", questiona prefeito após 407 mortes

"Piauí chegaria a 100 mil casos de Covid-19 sem isolamento", diz pesquisador da UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: