
O Piauí teve o maior crescimento no desenvolvimento humano não só no Brasil como no mundo, numa comparação feita com 23 países em estágios semelhantes. A informação foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo divulgou o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, nesta segunda-feira (20).
"Em 20 anos, demos o maior salto deste início de século: saímos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerado “muito baixo”, para “muito alto”. A hora é de novos avanços, no estado e no Brasil", escreveu o ministro Wellington Dias nas redes sociais.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, que mede o bem-estar da população, passou de 0,48 em 2000 para 0,71 em 2020, um crescimento de 48%. Esse avanço coloca o Piauí na faixa de desenvolvimento humano "alto", segundo a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O crescimento do PIB, a participação do estado no PIB nacional e a redução da desigualdade de renda foram fatores determinantes para o aumento do IDH. A renda média do piauiense, medida pelo PIB per capita, cresceu 64% entre 2002 e 2022, enquanto a diferença entre a média nacional e a do estado diminuiu significativamente.
Wellington Dias participou hoje (20) da agenda do G20 Social em Teresina, que antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, evento que deve reunir cerca de 50 delegações internacionais no Centro de Convenções de Teresina para acertar os termos finais da Aliança Global.
Saiba mais sobre a pesquisa do PNUD.