Esportes

FUTEBOL

Retorno À Grandeza: Como O Vasco Da Gama Conquistou A Libertadores Em 1998

Um treinador como Antonio López estava fadado a explodir o futebol latino-americano, mais cedo ou mais tarde

Da redação

Domingo - 19/05/2024 às 10:54



Foto: Divulgação Jogo
Jogo

Em 1998, houve uma mudança na triunfante Copa Libertadores e o Cruzeiro entregou o domínio da primeira posição para outro clube brasileiro. Esta vitória se tornou extremamente significativa para o Vasco da Gama, uma vez que ainda não havia conquistado um único título de prestígio no cenário continental. A única vitória em grande escala pode ser considerada a conquista do campeonato sul-americano de clubes, mas isso aconteceu em 1948.

O sorteio seguinte da Libertadores foi memorável pela aparição de times do México, que terminaram no mesmo grupo do eventual vencedor. Pelo resultado do primeiro turno, o Vasco da Gama conquistou apenas o segundo lugar em seu quarteto, o que no final não o impediu de vencer o torneio.

Análise Do Caminho Para A Vitória E Partidas Decisivas

Os adversários do clube carioca na primeira rodada do sorteio foram:

  • Grêmio Brasileiro;
  • América da Cidade do México;
  • Guadalajara.

Não se sabe como os torcedores mexicanos se comportariam se pudessem fazer o 1Win download para seus dispositivos móveis, mas com certeza dariam a palma da mão no grupo aos seus favoritos. A partida de abertura, em que dois clubes brasileiros se enfrentaram, foi vencida pelo Grêmio com placar mínimo, e então as perspectivas do Vasco da Gama ficaram em grande dúvida. A situação se repetiu completamente no jogo fora de casa contra o Guadalajara, quando no final do primeiro tempo Ramirez conseguiu fazer o único gol contra os convidados. A viagem mexicana terminou empatada na Cidade do México, quando os adversários trocaram gols nos primeiros cinco minutos e depois simplesmente secaram o jogo.

Os torcedores puderam presenciar o retorno do Vasco da Gama no jogo em casa contra o Grêmio, que foi derrotado por 3 a 0. Esta partida deu início à verdadeira ascensão do time carioca ao auge da glória na Copa Libertadores desde o último lugar da fase de grupos. As partidas finais seriam disputadas contra times do México e todos os esforços foram voltados para a obtenção do máximo de pontos. O Guadalajara foi derrotado por 2 a 0, mas o time da capital mexicana reagiu desesperadamente e conseguiu o empate em 1 a 1. O Vasco da Gama acabou em segundo lugar, atrás do Grêmio, graças ao melhor saldo de gols.

O verdadeiro potencial do clube carioca se tornou perceptível na fase dos field-offs, quando os compatriotas do Cruzeiro e do Grêmio foram derrotados pelo mesmo placar total, e nas semifinais o argentino River Plate não resistiu, e novamente o placar após duas partidas foi de 2:1.

Na final foi preciso derrotar o clube do Barcelona, do Equador. Muitos diziam que o Vasco da Gama não tinha o adversário mais forte e na partida decisiva tudo deveria correr conforme as regras brasileiras. O clube brasileiro se mostrou mais forte no estádio de São Januário, mas o resultado de 2 a 0 não impediu que o Vasco da Gama vencesse fora de casa em Guayaquil com o placar de 1 a 2. 72 mil torcedores presentes no Monumental presenciaram o triunfo do time visitante.

A Influência Do Treinador No Sucesso Da Equipe

Um treinador como Antonio López estava fadado a explodir o futebol latino-americano, mais cedo ou mais tarde. Em um ano de vitórias históricas, levou seu clube ao campeonato da Série A do Brasil, que lhe rendeu a participação na Copa Libertadores. Tendo trabalhado com equipes brasileiras durante quase toda a carreira, foi um dos que soube formar equipes eficazes quase do zero. Em grande parte graças à sua influência, o Vasco da Gama conseguiu se recompor após um início inexpressivo na competição, e então merecidamente alcançar o status de conquistador do futebol América.

O Papel E A Contribuição De Edmundo Para O Sucesso

Edmundo era famoso por seu caráter briguento, pelo que ganhou um apelido pouco lisonjeiro de um comentarista brasileiro. Por causa de sua franqueza no campo de futebol, ele muitas vezes se viu no centro de escândalos, embora permanecesse uma figura brilhante e possuísse o talento de um atacante nato.

A melhor característica de Edmundo desse período é o título de artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1997. Disputando 28 partidas pelo Vasco da Gama, ele obrigou goleiros de outras equipes a tirar a bola da própria baliza 29 vezes. Com uma personalidade tão brilhante a bordo, o clube da capital conquistou merecidamente o campeonato e depois seguiu para a fatídica Libertadores.

O Significado Emocional Da Vitória Para Os Fãs

A vitória do Vasco da Gama foi conquistada graças ao seu talento como treinador e ao seu excelente jogo, no qual foram investidos grandes recursos. O nível geral e o entretenimento demonstrado pelo nobre da capital contribuíram para o crescimento da torcida. A ascensão ao topo do futebol continental americano foi um grande estímulo para a Torcida, que começou a fazer barulho ainda mais ativamente. Os jogos fora de casa são um assunto à parte, já que o apoio num campo estrangeiro deve certamente suprimir a atividade dos anfitriões. As conquistas do clube ganharam o respeito de um amplo público, que invariavelmente lhe agradeceu pelos diversos momentos de pura diversão futebolística.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

#FUTEBOL #JOGOS