Esportes

Com dinheiro em caixa, Flamengo monta time de "europeus"

Clube carioca conseguiu repatriar 12 jogadores desde 2016. Lista inclui Diego Alves, Gabigol, David Luiz

Da redação

Terça - 28/09/2021 às 18:24



Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA Futebol
Futebol

Um dos times mais ricos da América do Sul, o Flamengo tem feito de tudo para ampliar seu poderio no continente. Principal candidato ao título da Libertadores deste ano quando o assunto é Brazil Apostas, o clube tem conseguido formar times avassaladores. Prova disso são as conquistas da própria Libertadores de 2019 e do Brasileirão de 2020.

Agora sob comando de Renato Gaúcho, o time está na semifinal da competição. Venceu o primeiro jogo por 2 a 0 diante o Barcelona de Guayaquil e tem tudo para avançar à final do torneio. Esse sucesso pode ser explicado por vários motivos. Um deles é a seleção de "europeus" que o clube formou em seu elenco desde 2016, quando passou por um processo de reestruturação.

Com as finanças organizadas, o Flamengo está cada vez mais inteiro no mercado internacional. Algo inimaginável há alguns anos, o time carioca tem conseguido repatriar jogadores de alto nível. Com isso, a disparidade técnica cresce e o Flamengo tem se tornado o clube a ser batido não só no Brasil, mas também entre os rivais sul-americanos.

A lista foi organizada pelo jornal Marca, da Espanha. O periódico, um dos mais importantes do mundo quando o assunto é a cobertura futebolística, destacou o bom momento vivido pelo Flamengo, que já começa a chamar a atenção de analistas mundo afora. 

"O Brasil vive um momento em que mantém notável superioridade em relação aos demais países da América do Sul. Não é por acaso que três dos quatro semifinalistas da Libertadores são brasileiros, assim como dois os semifinalistas da Copa Sul-Americana. Eles estão revelando jovens jogadores e também adquirindo atletas veteranos ou que vêm da Europa", diz um trecho da publicação espanhola.

Segundo  o jornal, o 2021 do Flamengo em termos de contratações foi quase perfeito, destacando a chegada não só do multicampeão Renato Gaúcho como técnico, mas também de nomes como Andreas Pereira, Kennedy e David Luiz, os três em negociações envolvendo clubes do futebol europeu: Manchester United e Chelsea. David Luiz estava sem clube, mas sua última equipe foi o Arsenal, também da Inglaterra. O zagueiro tinha mercado na Europa, mas preferiu vestir as cores do Flamengo. 

A publicação destaca que as contratações do Flamengo desde de 2016 são em grande parte de jogadores veteranos, que já atuaram por muito tempo na Europa e estão em busca de novos desafios. Além disso, diz o jornal, o Flamengo tem conseguido pagar salários competitivos com clubes médios do Velho Continente. Isso também ajuda a equipe brasileira na hora de negociar. Foi assim que jogadores consagrados como Diego Ribas,  Diego Alves e Filipe Luís deixaram o futebol europeu e se juntaram ao clube brasileiro a partir de 2016. 

Ainda assim, a atuação do Flamengo no mercado de transferências mira também jovens jogadores. Além dos já citados Andreas Pereira e Kennedy, abaixo dos 30 anos, é possível citar também os atacantes Pedro e Gabigol, negociados junto ao futebol italiano, e o volante Thiago Maia, vindo por empréstimo por uma temporada após conseguir a liberação do Lille da França.

"O Flamengo está varrendo a Europa e quer continuar a crescer na América do Sul. O time de 2021 parece uma escalação de videogame, com várias contratações. O clube não parece estar disposto a diminuir seu ímpeto e novas aquisições devem acontecer em breve", finaliza a publicação. 

A lista com jogadores que vieram da Europa para o Flamengo nos últimos cinco anos tem ainda o atacante Vitinho, que estava no CSKA Moscou da Rússia, o experiente lateral-direito chileno Mauricio Isla, do Fenerbahçe da Turquia, e o zagueiro Bruno Viana, que estava no Braga. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: