
Com transmissão ao vivo nesta terça-feira (6), das 19h às 21h, no YouTube do Canal Educação, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realiza mais uma edição do projeto Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb, voltado à preparação intensiva de estudantes da rede pública estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A iniciativa, que acontece semanalmente às terças-feiras, prioriza alunos da 3ª série do Ensino Médio, mas também contempla egressos e “treineiros” que desejam reforçar os estudos. Nesta edição, as disciplinas abordadas serão Língua Portuguesa, Redação e Matemática, ministradas pelos professores Fernando Santos, Erick Soares e Raphaell Marques, sob a mediação do professor Wellington Soares.
O projeto une conteúdo pedagógico focado nas exigências dos exames com atividades que estimulam o repertório sociocultural dos participantes, como os quadros “Bora Ler” e “Bora Ver Filme”. A interação direta entre alunos e professores acontece no espaço “Bora Papear”, destinado ao esclarecimento de dúvidas em tempo real.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa faz parte de um esforço estadual para garantir acesso a uma formação gratuita e de qualidade.
“Estamos promovendo um grande movimento de engajamento e preparação dos nossos estudantes em todo o Piauí, com ações presenciais e on-line que garantem uma formação gratuita, de qualidade e alinhada aos desafios do Enem e do Saeb. Nosso objetivo é que mais de 150 mil jovens cheguem às provas mais seguros, confiantes e bem preparados”, destacou.
Todo o conteúdo fica disponível após a transmissão na plataforma doCanal Educação, com acesso gratuito para celulares Androide iOS, permitindo que os estudantes revisem as aulas conforme sua rotina.
Além da formação pedagógica, o projeto também premia o desempenho. Desde 2023, os 50 estudantes com as maiores notas no Enem, aprovados pelo SISU, recebem um bônus no valor de um salário-mínimo. Escolas que atingem metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) garantem o pagamento de um 14º salário a todos os profissionais. Estudantes que participarem da aplicação do Saeb e contribuírem para o alcance das metas também são contemplados com um bônus individual no mesmo valor.