Economia

EUA

Trump anuncia tarifas de até 100% para medicamentos, móveis e caminhões pesados

A decisão, segundo Donald Trump, busca favorecer o mercado nacional americano

Da Redação

Sexta - 26/09/2025 às 11:50



Foto: Evelyn Hockstein/Reuters Donald Trump
Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa quinta-feira (25), às empresas estrangeiras que possuem laços comerciais com o país, a imposição de novas tarifas de importação a partir de 1º de outubro. As taxas vão variar entre 25% e 100%, dependendo do tipo de produto.

Entre os itens atingidos estão caminhões pesados, móveis e medicamentos. Em uma postagem no Truth Social, Trump afirmou que medicamentos de marca ou patenteados terão tarifa de 100%, exceto quando as empresas responsáveis estiverem construindo fábricas nos Estados Unidos. “Não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, escreveu o presidente.

Além dos medicamentos, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre armários de cozinha, pias de banheiro e produtos similares, além de uma taxa de 30% para móveis estofados. Segundo ele, as medidas têm como objetivo proteger os fabricantes norte-americanos diante do “grande volume de produtos estrangeiros inundando os Estados Unidos”.

Para os caminhões pesados produzidos fora do país, será aplicada uma tarifa de 25%. Atualmente, o México é o maior exportador desses veículos para os EUA. Trump disse que a medida visa proteger fabricantes norte-americanos, como Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack Trucks, contra “competição externa injusta”. 

“Precisamos que nossos caminhoneiros estejam financeiramente saudáveis e fortes, por vários motivos. Mas, acima de tudo, por razões de segurança nacional”, destacou Trump.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: