Economia

IBGE

Piauí registra queda no desemprego no segundo trimestre de 2025

Pelo menos 26 mil pessoas conseguiram emprego, com destaque para contratações no setor público

Da Redação

Sexta - 15/08/2025 às 11:03



Foto: Divulgação Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho

A taxa de desemprego no Piauí caiu no segundo trimestre de 2025, passando de 10,2% para 8,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (15). Isso representa uma redução de 26 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE e revelam ainda que a taxa de desocupação registrada no Piauí no segundo trimestre de 2025 foi a quarta maior entre todos os estados da federação.  

Apesar da melhora, o índice ainda é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando ficou em 7,6%. 

O setor público foi responsável por grande parte da redução do desemprego, com a contratação de aproximadamente 33 mil servidores, a maioria sem registro em carteira ou fora do regime estatutário.

No Brasil, o desemprego também caiu e chegou a 5,8%, a menor taxa já registrada desde 2012. No total, 6,2 milhões de pessoas estavam desocupadas no país. Todas as unidades da federação tiveram queda na desocupação.

Entre os estados com maiores taxas de desemprego estão Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%), Distrito Federal (8,7%) e Piauí (8,5%). Já os estados com menores índices foram Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%).

Fonte: IBGE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: