Arte e Cultura

Filme de piauiense gravado no Rio de Janeiro tem participação de atrizes da Globo

O Homem No Escuro é um curta-metragem da piauiense Samira Ramalho, vencedora do I Concurso de Cinema Feminino

Valciãn Calixto

Sexta - 01/11/2019 às 12:13



Foto: Reprodução Ao centro, a vencedora Samira Ramalho, ladeada por Suzana Pires e Roberta Rodrigues
Ao centro, a vencedora Samira Ramalho, ladeada por Suzana Pires e Roberta Rodrigues

Já está no ar o curta-metragem ‘O Homem No Escuro’, inteiramente roteirizado pela piauiense Samira Ramalho, uma das cinco vencedoras do I Concurso de Cinema Feminino, edição 2019, iniciativa realizada pelo Instituto Dona de Si em parceria com a marca nacional Arezzo.

Os cinco roteiros selecionados retratam o protagonismo feminino no cotidiano. “Tem muita representatividade negra e não branca, o meu curta fala basicamente de violência de gênero na internet, a minha heroína sofre violência pelas redes sociais, é perseguida, mas inventa algo para resolver o problema. A minha história tem tecnologia, suspense e um pouco de humor”, revela.

Samira Ramalho durante lançamento em São Paulo

A película, disponível no YouTube e no site da Arezzo, foi filmada no estado do Rio de Janeiro e contou com direção de Suzana Pires, conhecida por atuar em novelas da Globo como Fina Estampa, Gabriela, Caras & Bocas, Flor do Caribe, A Regra do Jogo.


O lançamento do filme ocorreu na última quarta-feira (30), no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, com a presença da piauiense. “Vimos nossos filmes prontos pela primeira vez, foi surpreendente! O cinema estava lotado e a recepção do público foi muito boa”, conta Samira.

Espaço Itaú de Cinema. Foto por Lu Prezia

Esta foi a segunda viagem, totalmente custeada pela direção do concurso, que a roteirista fez desde que venceu o edital. Samira participou de uma mentoria no Rio de Janeiro juntamente com Ana Célia, Cláudia Roberta, Angélica Rodrigues e Mirtes Agda, também vencedoras do prêmio.

Claudia Roberta, Ana Celia Costa, Suzana Pires, Mirtes Agda Santana, Angelica Rodrigues, Samira Ramalho. Foto por Lu Prezia

Na oportunidade, as cinco visitaram os estúdios Globo e receberam mais instruções sobre a criação de roteiros com uma produtora dos Estados Unidos.

“O mais importante é que este projeto teve como objetivo jogar luz às profissionais da economia criativa, sobretudo audiovisual, que estão precisando dessa força. Foi um projeto para destravar o potencial e aproveitar os talentos que temos. Não só das roteiristas, mas também de todas as outras profissionais envolvidas no trabalho, 90% de mulheres”, avalia.

Em seu perfil pessoal no Instagram, Suzana Pires elogiou as vencedoras e as chamou de vitoriosas.

No site da Arezzo, a empresa focou no objetivo do concurso de apoiar a iniciativa das dramaturgas. “A Arezzo se uniu ao Instituto Dona de Si, para dar voz, criar oportunidades e acelerar as talentosas roteiristas do Brasil e para seguirmos escrevendo nossa história da melhor forma possível”, diz.

Samira elogia ainda a diversidade presente nos cinco filmes. 

"Os filmes também apresentam muita diversidade. Aliás, o elenco é maioria de pessoas negras. Temos pessoas de todas as gerações, mulheres gordas, magras, crianças, temos uma atriz descendente de japoneses que é cadeirante e bailarina. No meu filme as estrelas são a Letícia Karneiro (atuou na novela Sol Nascente em 2017), a Roberta Rodrigues (Mulheres Apaixonadas, Cabocla, A Lua Me Disse, Páginas da Vida, Paraíso Tropical, Três Irmãs, Insensato Coração, Salve Jorge, A Regra do Jogo e Segundo SOL) e o ator João Marcelo Di Martino", revela.

Leticia Karneiro e Joao Marcelo Di Martino. Foto por Lu Prezia

Cinema Piauiense

O Cinema produzido no Piauí vem se fortalecendo, conquistando públicos e espaços. Na última quarta-feira (30), durante a II Mostra de Cinema do Teresina Shopping, os filmes A Irmandade e Aurora lotaram uma das maiores salas dos Cinemas Teresina. A sessão contou ainda com bate-papo com os atores e diretores das produções.

Uma das maiores salas de cinema do Teresina Shopping lotada

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: